Mamborê inaugura Centro de Atendimento ao Autista
Com a presença de lideranças, secretários e autoridades políticas locais e estaduais, a prefeitura de Mamborê inaugurou o Centro Municipal de Atendimento ao Autista, um marco histórico para o município na consolidação de políticas públicas inclusivas e no fortalecimento da rede de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Instalado em um imóvel locado pela prefeitura, o novo centro passou por reformas e adaptações para garantir um ambiente adequado e acolhedor às necessidades do público autista. A unidade conta com equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais, além de espaços voltados ao desenvolvimento das habilidades das crianças e jovens com TEA.

“O autista não precisa de menos, precisa de mais: mais atenção, mais respeito, mais inclusão. Aqui, ele terá um espaço próprio, no coração da cidade, que simboliza acolhimento, valorização e desenvolvimento”, destacou o prefeito da cidade, Sebastião Martinez, ao discursar durante a inauguração, que ocorreu na sexta-feira (27).
O gestor também reforçou que o centro contará com equipe multiprofissional, com destaque para psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais, e será referência no atendimento humanizado a pessoas com TEA. “O objetivo é que Mamborê se torne modelo no cuidado com a inclusão e no desenvolvimento das capacidades individuais de cada criança”, frisou Martinez. “Agradeço a colaboração de diversos agentes públicos e parceiros que contribuíram com o projeto”, complementou.
Martinez lembrou da destinação de recursos por meio de emendas parlamentares e citou a ex-vereadora Maria Tereza, autora de uma emenda impositiva no valor de R$ 180 mil destinada ao centro. O prefeito destacou ainda o apoio da Câmara Municipal para a conquista.
Representando famílias com casos de pessoas com autismo, a moradora da cidade, Carla Regina Lins, leu uma mensagem de agradecimento e destacou a importância do novo centro. “O espaço traz mais dignidade e esperança para pais e filhos”, resumiu.
As secretárias municipais de Educação, Lourdinha Daboitte Brunetta, e da Saúde, Lucineia Scheffer, reforçaram o compromisso da gestão em atuar de forma integrada na construção de políticas “duradouras” para o atendimento ao autismo. “Com o apoio do prefeito Martinez e a união entre os setores, vamos fazer muito pela causa em nossa cidade”, afirmaram.
Compromissos futuros
Os deputados Diego Garcia e Evandro Araújo, que destinaram emendas parlamentares para a construção do centro e participaram da inauguração, reafirmaram o compromisso com a pauta e se comprometeram, após a apresentação do projeto pelo município, a viabilizar recursos para a construção de uma sede própria para o centro.

Presentes na inauguração
Participaram da inauguração o prefeito Sebastião Martinez, o vice-prefeito José Corchak, os vereadores Evandro Carlim, Junior Dorneles, Vânia Maria Rodrigues, Christiane Batista Neves e Claudineia Ricci; a primeira-dama do município, Margarete Martinez; além de secretários municipais, servidores, familiares e apoiadores da causa. Também estiveram presentes os deputados Evandro Araújo (estadual) e Diego Garcia (federal), o promotor de Justiça da Comarca de Mamborê, Lucas Losch Abaid, e o prefeito de Boa Esperança, Joel Celso Buscariol.