Peabiru oferece o programa ‘Caçamba Social’ a famílias de baixa renda

Agora ficou mais fácil para as famílias de baixa renda do município de Peabiru dar o destino correto ao seu entulho e contribuir para uma cidade mais limpa e organizada. É que a prefeitura passou a disponibilizar o programa “Caçamba Social”, uma iniciativa que visa facilitar o descarte adequado de materiais de construção e resíduos domiciliares sem custos.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, podem solicitar a caçamba social, famílias que se enquadram em pelo menos um dos seguintes critérios: baixa renda, deve apresentar conta de luz com benefício de tarifa social ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), apresentando o cartão ou carta de concessão; ou ainda inscritos no Bolsa Família. Neste caso, o solicitante deve apresentar o nome na lista de beneficiários do mês vigente.

Moradores que se enquadrarem nos requisitos e precisarem do serviço podem solicitar acesso ao programa procurando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e preencher um formulário de solicitação. Para dúvidas ou mais informações do programa, o morador pode entrar em contato pelo WhatsApp: (44) 3531-1249.

O prefeito do município, Marcos Lopes, disse que, além de beneficiar moradores que não têm condições financeiras de contratar o serviço, o programa também evita que resíduos sejam depositados em áreas irregulares, calçadas e terrenos. “Com o projeto, os materiais terão o descarte correto”, afirmou.

Conforme o gestor, a Caçamba Social não é apenas uma solução prática para o descarte de entulho, mas sim desempenha um papel crucial na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida dos moradores e ainda facilita o descarte adequado a quem mais precisa.

“Descartar de forma irregular resíduos de construção e outros entulhos não só prejudica a estética da cidade, mas também favorece a proliferação de doenças, obstrução de vias públicas e até mesmo a contaminação de cursos de água”, alertou.

Quem pode solicitar?

Famílias de baixa renda devem apresentar conta de luz com benefício de tarifa social; benefício de Prestação Continuada – BPC ou Bolsa Família.

Como solicitar?

O interessado pode procurar o CRAS mais próximo para preencher o formulário de solicitação. Dúvidas podem ser retiradas pelo WhatsApp: (44) 3531-1249.