Prefeito de Fênix, Eurípedes Junior, fala dos projetos para a gestão da cidade
O prefeito de Fênix, Eurípedes Molina Tasca Junior (PSD), concedeu entrevista à TRIBUNA e falou sobre planos para a sua gestão na cidade. O gestor afirmou que assumiu o município com a situação financeira e administrativa em dia, com apenas alguns “ajustes” para fazer. Eleito com 1.862 votos (53,80% dos votos válidos), ele destacou que o maior desafio da gestão será a geração de empregos.
“Temos vários pilares para trabalhar. Um ponto muito forte é a geração de empregos. Para isso, vamos buscar reduzir ao máximo a burocracia para a instalação de empresas no nosso município e oferecer incentivos para atrair empresários. Na mesma linha de ação, vamos capacitar a nossa população para que esteja preparada para as vagas que surgirem”, destacou.
Segundo o prefeito, a instalação de novas empresas na cidade, além de fomentar emprego e renda, fortalece o comércio. “Hoje, nos pequenos municípios, como é o caso de Fênix, o maior empregador acaba sendo o setor público. Está na hora de mudar essa realidade. E este será um grande desafio, se não o principal da nossa gestão”, argumentou.
A melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação e infraestrutura, também está no foco da administração. Na área da educação, por exemplo, Junior destacou a reforma geral da Escola Tancredo Neves. A reforma inclui a pintura completa do prédio, reparos no telhado, substituição de itens danificados pelo tempo, higienização dos aparelhos de ar condicionado, revestimentos cerâmicos, reparos em toda a rede elétrica e iluminação, além da manutenção de computadores.
O prefeito destacou que as melhorias impactarão diretamente na qualidade da educação oferecida aos alunos da rede pública municipal. Segundo ele, além de mais conforto aos estudantes e professores, o ambiente será mais seguro para toda a comunidade escolar. “Essas melhorias têm como objetivo não só revitalizar o espaço físico, mas também criar um ambiente mais acolhedor e inspirador para o aprendizado”, afirmou o prefeito.
Sobre obras de infraestrutura, Junior afirmou que os investimentos em andamento são de aproximadamente R$ 7 milhões a 8 milhões em obras em execução no município. “E já temos projetos que ultrapassam mais de R$ 20 milhões. Ou seja, teremos três anos de muito trabalho pela frente”, destacou.
“O momento é de muita esperança. Junto com o Governo do Estado e o Governo Federal, muitas coisas vão acontecer na nossa cidade para melhorar a vida da população”, afirmou o prefeito, ao elogiar seu antecessor. “O Neno administrou bem o município e isso nos permitiu pegar a ‘casa’ em dia, o que nos deixa ainda mais otimistas”, ressaltou.
De obras estruturantes em andamento atualmente na cidade, Junior destacou a revitalização da entrada do município, com novo portal, construção de um parque público e recape asfáltico em diversas regiões da cidade. “Adianto que já estamos com projeto em elaboração para a pavimentação asfáltica do trecho que liga Fênix ao Distrito de Bela Vista e a construção de um ginásio de esportes no município”, frisou o prefeito.
O gestor, que ocupa o cargo de suplente do Conselho Fiscal da nova diretoria eleita recentemente da Comcam, destacou também a importância da união dos prefeitos para o fortalecimento da região. “Depois de muitos anos afastados da Comcam voltamos a filiar o município à entidade porque acreditamos na força da união. Juntos, os 25 municípios têm mais representação junto ao Governo do Estado e Federal. Essa união entre os prefeitos faz toda a diferença. Temos uma região muito rica. É importante os municípios se unirem para trazer cada vez mais progresso e desenvolvimento para a Comcam”, afirmou.
Executivo x Legislativo
Sobre a relação com o Legislativo, o prefeito se mostrou otimista. Ele afirmou que tem uma boa relação com todos os vereadores e que não tem dúvida de que a Câmara será parceira do município. “São pessoas [os vereadores] conhecidas na comunidade”, frisou. Ele também mencionou o diálogo com lideranças regionais e estaduais para buscar recursos e apoios para os projetos da cidade.
A experiência da campanha permitiu a Junior uma nova perspectiva sobre a vida pública. “Nosso olhar de ocupante de cargo público é com uma visão diferenciada para instituir políticas públicas que venham melhorar a vida das pessoas. Não vamos fugir deste foco”, afirmou.