Prefeito volta atrás e cancela reabertura de comércio após primeiro caso de Covid-19

Após anunciar no sábado (28) que o comércio poderia reabrir a partir desta segunda-feira (30), em Goioerê, o prefeito da cidade Pedro Coelho (Cidadania), voltou atrás e baixou outro decreto suspendendo a reabertura das lojas após o município confirmar o primeiro caso de Coronavírus (Covid-19), nesse domingo (29). 

Assim como outros municípios, a secretaria de Saúde se recusou a divulgar a idade do paciente e sexo. A única informação é que o caso é importado e a pessoa passa bem. De acordo com boletim divulgado pela prefeitura, o município tem 95 pacientes em monitoramento. 

No sábado (28), contrariando as recomendações de isolamento de especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro, para evitar a disseminação do Covid-19, Coelho havia autorizado o funcionamento do comércio. A decisão do prefeito foi duramente criticada nas redes sociais.

Inclusive, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), pediu ao gestor, em live transmitida no domingo à tarde, para que ele mantivesse o comércio fechado.

“Esperamos que voltem atrás, não adianta Campo Mourão sacrificar os empresários, proteger a vida, e as cidades não se preocuparem. Goioerê e Moreira Sales não têm condições de atender seus pacientes”, falou. O prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha (MDB), foi outro que liberou a reabertura do comércio na cidade a partir desta segunda-feira (30). 

Em Corumbataí do Sul, o prefeito da cidade, Carlos Rosa Alves (PSD), autorizou a abertura do comércio das 9 às 15 horas a partir de hoje. Ele anunciou a autorização em live, no domingo e disse que a cidade vai reabrir o comércio de ‘forma reduzida e consciente’. 

Assim como várias outras cidades da região, como Barbosa Ferraz, Terra Boa, e Roncador, Corumbataí do Sul também vai iniciar o funcionamento de uma barreira sanitária na entrada da cidade para desinfetar veículos que chegam de outras cidades.

Até o momento, a Comcam tem 5 casos confirmados de Covid-19 na seguintes cidades: Campo Mourão (2), Iretama (1), Peabiru (1) e Goioerê (1). O Paraná soma 152 casos confirmados – cinco não residem no Estado –, 2.580 descartados e 696 em investigação.