Rede municipal de ensino recebe mapa geográfico de Engenheiro Beltrão

As Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil receberam o Mapa Geográfico do Município de Engenheiro Beltrão, contendo os rios, rodovias, distritos, sede e limites com base cartográfica e com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

O mapa geográfico foi elaborado pela doutora em Geografia Carina Petsch, docente adjunta no departamento de Geociências da Universidade de Santa Maria – UFSM. Carina Petsch é beltrãoense do distrito de Sussuí, sempre estudou em escolas públicas.

Atualmente, é doutora e pesquisadora atuando nos seguintes temas: Antártica, monitoramento das geleiras; Ensino Polar; Geomorfologia Glacial; Sensoriamento Remoto e Cartografia Escolar. Na UFSM, atua como professora na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

“A elaboração desse trabalho foi realizado a pedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Coordenação de Cultura, visto que as unidades escolares necessitavam do Mapa Geográfico com embasamento científico, atendendo o ensino de Geografia, disciplina de nosso currículo escolar”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia.

A Administração Municipal compreendeu a necessidade da elaboração do Mapa Geográfico, custeando as impressões dos mapas em banner. Além disso, destaca o trabalho realizado pela geógrafa, que contribuiu muito com o município, em especial com o ensino de Geografia.

As Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil receberam este material, bem como alguns setores da Prefeitura Municipal de Engenheiro Beltrão.