Rota da Fé, a nova Compostela brasileira, recebe prêmio ‘Excelências Turísticas 2022’

Conhecida e consagrada pela sua peregrinação há anos, a Rota da Fé, da região de Campo Mourão, conquistou o prêmio ‘Excelências Turísticas 2022’. É oferecido pelo grupo Excelencias, da Espanha. A entrega será feita no próximo dia 18 de janeiro.

Conforme explica o presidente da Fundação São José, Samoel Kozelinski, os prêmios ‘Excelências’ foram criados em 2005 pelo Grupo Excelências, um cluster internacional de comunicação. Seu objetivo é promover a excelência em diferentes áreas, todas relacionadas ao turismo, gastronomia, arte e cultura. Desde então, tornaram-se uma referência para todos os que estão envolvidos nestes setores; que desenvolvem a sua atividade sempre com o objetivo de serem excelentes”, falou ele.

Os prêmios do ano de 2022 serão entregues no âmbito da FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid, Espanha) onde se reúnem profissionais das mais relevantes instituições da indústria do turismo mundial no dia 18 de janeiro.

A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza.

A finalidade da Rota da Fé é oferecer, aos romeiros, um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas a pé, orações, reflexões, penitencias e celebrações.

Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades, a Rota da Fé é uma prática do Turismo Religioso e Sustentável.

Compostela brasileira
A Rota da Fé recebeu em novembro do ano passado um grande impulsionamento. Agora, tem respaldo da Ordem do Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, por meio de ASICOTUR (ASSOCIAÇÃO Internacional de Cooperação Turística). O Chanceler da entidade, o espanhol Alejandro Rubin Carballo, esteve em Campo Mourão na ocasião, quando conheceu de perto o potencial turístico religioso do projeto.

Em resumo, a partir de agora, o trajeto – ligando campo Mourão a Fênix em quase 105 quilômetros -, passa a ser oficialmente reconhecido no mundo como um dos principais caminhos religiosos do planeta. E as consequências são bastante positivas à região. A principal delas é atrair turistas de todos os cantos.

A Assinatura do projeto foi feita no dia 18 de novembro, em Foz do Iguaçu. A ação tem o apoio da Paraná Turismo, em parceria com a Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur), Dioceses de Campo Mourão, município de Fênix, além da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável (Adeturs). “É o sonho se transformando em realidade”, disse Moyano.