Tempestade de granizo atinge lavouras de soja e danifica residências em Luiziana

Uma forte chuva acompanhada de uma tempestade de granizo e fortes rajadas de vento na tarde desta quarta-feira (16), causou susto a moradores de Luiziana e deixou ainda mais prejuízos no campo, que já vinha amargando perdas causadas pela estiagem. Houve danos na área urbana da cidade também, com algumas casas atingidas. Apesar do susto ninguém ficou ferido. O temporal caiu por volta das 15h40. O granizo durou cerca de 4 minutos. Houve queda de uma grande quantidade de pedras de gelo.

Algumas áreas com soja que estavam prontas para colheita sofreram grandes danos. Com a força das pedras, a vagens debulharam, causando a queda dos grãos, resultando em perdas, conforme relatam alguns produtores. Na fazenda Colina Verde, na localidade conhecida como Estrada Campina da Lizeta, onde os trabalhos de colheita estavam em andamento foram paralisados.

A TRIBUNA conversou com um dos trabalhadores que estavam no local. Ele informou que os prejuízos foram grandes. “Com certeza perdeu uns 20 sacos por alqueire com essa chuva. As pedras eram bastante grandes”, falou ele que está fazendo o transporte da soja.

Na propriedade, a expectativa no início do plantio era colher entre 170 a 180 sacas por alqueire, mas devido à estiagem, a produção está sendo de apenas 60 sacas. Ou seja, três vezes menor que o esperado. “Não está fácil para o produtor não”, lamentou.

Na área urbana do município houve estragos mais localizados. No Conjunto Esperança, por exemplo, conforme informações do “Luiziana Notícias”, várias residências tiveram os telhados danificados.

Em uma das casas, um morador, que se identificou apenas como Claudinei deu um jeito de se esconder dentro da pia quando percebeu que o telhado começou a cair. O susto foi grande segundo ele. Em toda a cidade as ruas ficaram cobertas de muita sujeira, folhas de árvores que caíram com a força do granizo.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em várias regiões ocorreram alguns temporais localizadas nesta tarde no Paraná, principalmente mais ao centro do Estado. “Os eventos são pontuais, mas, apesar disto, há uma boa concentração entre áreas ao centro e em parte do leste e sul, no momento”, disse o meteorologista, Fernando Mendonça Mendes.

Nesta quinta-feira (17), segundo o Instituto, o ar mais quente e úmido favorece a intensificação de nuvens de chuva a partir da tarde no Paraná. A sensação de calor prossegue em grande parte do Estado, condição que também contribui para ocorrência de alguns temporais, principalmente na “metade sul” paranaense.