Trabalhador rural morre eletrocutado após máquina tocar em rede elétrica

Uma tragédia foi registrada nesse domingo (14), na cidade de Goioerê, distante 73 quilômetros de Campo Mourão. Um trabalhador rural, de 42 anos de idade, morreu eletrocutado em uma propriedade rural após o equipamento acoplado ao trator enroscar  em uma rede elétrica de alta tensão. A vítima foi identificada como Elias Santana Moura.

De acordo com informações, o incidente ocorreu na região do Bairro dos Gonçalves, por volta das 7h15. O homem fazia o preparo do solo para início do plantio de milho, quando o equipamento acoplado ao trator tocou na rede elétrica, com a vítima sofrendo uma descarga elétrica.

O tratorista, que seria morador de Janiópolis, morreu no local. Uma equipe do suporte avançado do Samu foi acionada, e fez procedimentos para tentar ressuscitá-lo, mas ele não resistiu. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão para exame de necropsia.

Cuidados

O auge da colheita da safra de verão e a grande circulação de maquinários agrícolas pelos campos também chamam a atenção para o risco de acidentes com as redes elétricas, como o abalroamento de postes e o rompimento de cabos de alta-tensão.

Técnicos da companhia ressaltam que o abalroamento de postes no campo traz ainda riscos potenciais de acidentes mesmo em locais distantes das ocorrências, pois podem provocar o rebaixamento dos cabos e inadvertidamente causar choque elétrico em pessoas e animais.

Além dos riscos pessoais, os autores também são responsabilizados legalmente pelos danos causados ao patrimônio público do qual a Copel detém a concessão. Os valores a serem ressarcidos são calculados caso a caso e inicialmente cobrados por via administrativa.

Veja algumas recomendações evitar acidentes:

* Trator – desvie o trator ou o arado dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar;

* Pulverizador – abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da Copel. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise a Copel imediatamente;

* Colheitadeira – evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise a Copel imediatamente.