TRE autoriza instalação de seções eleitorais em distritos de Araruna

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), permitiu a instalação de seções eleitorais nos distritos de São Vicente e São Geraldo, em Araruna. As urnas funcionarão já nas Eleições municipais de 2024. Pertencerão à 74ª Zona Eleitoral de Peabiru. A expectativa é que mais de 1 mil eleitores sejam beneficiados.

A instalação das seções foi requeria ao TRE pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), via deputado Anibelli Neto. Ele recebeu a demanda do vereador Olimpinho Caetano. A autorização para instalação das seções nos distritos foi comunicada à Alep pelo presidente do TRE, o desembargador Coimbra de Moura.

No documento enviado a Neto, o presidente do TRE informou que em relação ao distrito de São Geraldo, distante 11 quilômetros da sede do município, foi aprovada a criação de seção eleitoral na Escola Rural Municipal João Pessoa. A medida irá beneficiar cerca de 416 moradores que votam na localidade, já que não precisarão mais se deslocar à sede do município para votação.

Para a liberação de urna no local, o Tribunal considerou alguns pré-requisitos básicos de infraestrutura, como fornecimento de energia elétrica, possibilitando o funcionamento das urnas, ventilação adequada, água potável, entre outros. Houve apenas a recomendação de adequações de acessibilidade no local. Um total de 750 pessoas moram na comunidade.

Já sobre ao distrito de São Vicente, o desembargador destacou que a comunidade é ainda mais distante da sede do município, cerca de 45 quilômetros, o que justifica a instalação de sessão. A urna funcionará na Escola Municipal Vicente Mendes de Oliveira. No distrito, reside atualmente, aproximadamente 850 pessoas das quais cerca de 682 têm mais de 16 anos, ou seja, podem votar.

“Considerando-se a existência de ambas as escolas aptas para se tornarem locais de votação, a grande distância a ser percorrida pelos eleitores para o exercício do voto, o que pode vir a estimular a abstenção ao voto, além da grande quantidade de eleitores nas localidades, mostra-se não apenas recomendável, mas necessária a criação dos locais de votação na forma solicitada”, disse o desembargador no documento despachado à Alep.

O vereador Olimpinho, como é mais conhecido, destacou que o pedido para a recriação das seções eleitorais nos distritos de São Vicente e São Geraldo era uma demanda antiga da comunidade há mais de 20 anos. “O deslocamento no dia das eleições causava um transtorno aos eleitores, em especial aos idosos, que além de dificuldades com transporte também tinham que arcar com custos de alimentação. A instalação das urnas vai gerar comodidade aos cidadãos. Somos gratos ao Deputado Anibelli Neto que prontamente assumiu a causa e nos auxiliou na resolução”, disse o vereador.

Já o deputado Anibeli Neto, destacou que a medida garantirá o direito da população quanto ao voto. “Além do acesso do cidadão ao processo do voto, a instalação das urnas nestas localidades irá gerar a redução dos custos e logística e motivará a participação popular no pleito, o que poderá impactar na frequência e resultado das eleições”, observou.