Vereador apresenta projeto para criação de museu histórico de Araruna

O vereador de Araruna, Olímpio de Oliveira Caetano (PRTB), apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para criação de um museu histórico do município. O projeto está em análise nas comissões permanentes.

O vereador justifica que o museu será para o resgate e a preservação da história de Araruna, assim como dos pioneiros que fundaram a cidade. “Araruna completa em 2021 67 anos de emancipação político administrativa. Onde está a nossa história? Onde está a história do município?”, questiona.

Segundo Caetano, a história da cidade se perdeu ao longo dos tempos. “Ninguém se preocupou com a história do município ou dos desbravadores que vieram de longe na década de 40 e 50 para derrubar matas virgens para fazer o plantio de café, algodão, milho, e arroz. Eles abriram primeiro as picadas no meio do mato para depois abrir as estradas, isso tudo manual”, relata o vereador no projeto de lei.

Para o parlamentar, a lei, se aprovada, será um ‘ícone cultural’ a mais na cidade, valorizando os fundadores do município, mantendo viva a ‘ideologia da cidade’. “É uma necessidade a criação desta lei”, enfatizou.

O parlamentar comenta que o museu tem o papel fundamental de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. Além disso, o espaço desperta a curiosidade dos moradores e estimula a reflexão e o debate, promovendo a socialização e os princípios da cidadania, fomentando transformações culturais.

“Apoiar a cultura e a valorização dos museus sempre foi algo que me agradou muito, quero junto com a diretoria da Cultura, promover o desenvolvimento histórico e cultural de Araruna. Portanto, os museus são a radiografia da história da nossa gente. Visitá-los deve ser uma prática recorrente”, ressaltou Caetano.