Higiene pessoal infantil: como ajudar os pequenos de forma criativa a adquirir hábitos saudáveis

É na infância que adquirimos os primeiros hábitos e muitos deles são influenciados pelas pessoas do nosso convívio. Por este motivo é muito importante que hábitos saudáveis sejam estimulados desde pequenos, e não só em casa, mas também pela escola. 

Qualquer que seja o ambiente, é preciso mostrar para as crianças que hábitos saudáveis podem ser agradáveis. Por exemplo, elas não costumam ver a escovação dos dentes como algo legal, mas sim como uma obrigação. Aqui, os pais ou responsáveis podem ir criando brincadeiras para explicar a importância dessa higiene pessoal e deixar esse momento mais lúdico. 

Confira algumas dicas de como ajudar as crianças a terem hábitos mais saudáveis! 

Dê o exemplo

Uma das dicas mais importantes é que os pais precisam ser o exemplo, pois não vai adiantar nada você pedir para seus filhos lavarem as mãos com sabonete antisséptico antes das refeições se eles não veem você fazer a mesma coisa. 

Horários

No momento em que estamos, da pandemia da Covid-19, as crianças estão brincando menos nas ruas e nos espaços dos prédios, mas isso não significa que elas devem ficar o dia todo em frente a TV ou o computador. É preciso restringir os horários para que a criança não tenha problemas com o sedentarismo.

Atividade física

Falando em sedentarismo, como fazer com que as crianças pratiquem atividade física? Elas podem ir começando aos poucos, com o andar de bicicleta ou patins, pular corda e depois passar para a prática de esporte. Depois dessas atividades é importante se higienizar e, caso não seja possível correr para o chuveiro em seguida, tenha sempre álcool em gel ou um sabonete antisséptico para lavar as mãos e os braços.

Uma dica é optar por produtos de longa duração, a linha GY de sabonetes antissépticos da empresa brasileira Aya Tech promete até seis horas de duração. Em tempos de pandemia é uma ótima proteção em qualquer ocasião. Além disso, os produtos não possuem álcool, o que é excelente para quem tem problemas com o ressecamento de pele causado pela composição.

Alimentação

Este talvez seja o momento mais complicado para os pais. Para criar hábitos saudáveis na alimentação, comece a incluir a criança no preparo dos alimentos. Leve-a ao mercado ou feira e mostre as frutas, legumes e verduras para ela já ir se familiarizando. Quando for preparar uma salada, por exemplo, peça para ela ir escolhendo os ingredientes e ver se está bom. 

Higiene pessoal

É muito importante incentivar nas crianças o hábito de lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes, sempre explicando o por quê da prática e o que pode acontecer se elas não as fizerem. Na hora do banho, por exemplo, é possível investir em brincadeiras com produtos de banho infantil  como a linha Iaé que traz uma linha de banho divertida em slime e colorida para  despertar o interesse dos pequenos.

Criatividade

Quando possível, saia da rotina e use a criatividade para incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis em todos os aspectos!