4 tecnologias que revolucionaram a gestão de resíduos

O uso das tecnologias na gestão de resíduos tem ajudado muito no cenário atual de poluição que vem dos resíduos que não são destinados corretamente. A implementação de softwares, sensores e máquinas, faz com que as empresas modernizem as operações, melhorando a eficiência do gerenciamento de resíduos. 

Abaixo, você confere as principais tecnologias que prometem revolucionar a gestão e que são fundamentais para solucionar os desafios do setor. 

Automação

A logística que envolve a coleta de resíduos é bastante complexa, e vai desde o MTR até a destinação final. 

Hoje, há tecnologias desenvolvidas e implementadas no mercado para aumentar a eficiência da coleta e transporte de resíduos relacionados à automação.

Veículos automatizados e mecanizados

Já é possível encontrar caminhões compactadores de carga lateral mecanizados. Eles são equipados com um braço mecânico automatizado, fazendo com que o descarregamento seja feito de forma automática, sem precisar de um operador.  

Além disso, já existem veículos que fazem a coleta 100% automatizada. Eles também são mais sustentáveis, pois podem ser híbridos ou elétricos, e com sistemas mais eficientes de tração e câmbio automático. 

Coleta subterrânea

Esta tecnologia ainda está sendo desenvolvida no Brasil, mas países como Estados Unidos e Espanha já a utilizam.

A população deposita nos coletores dos edifícios ou das ruas o resíduo separado de acordo com o material e quando eles estão cheios, um sensor aciona a sucção, fazendo com que eles sigam, por vias de tubulações subterrâneas, até as centrais de coleta. 

Era digital e a conexão

A tecnologia da informação também pode ajudar na gestão de resíduos. Sabemos que os resíduos são gerados em todos os lugares, mas nem todos têm a destinação correta. E sem um rastreamento completo fica mais difícil criar um plano de ação ou de gerenciamento. 

Softwares e TI

O uso de softwares no gerenciamento de resíduos, como o da VG Resíduos, é uma ótima solução para o desafio do setor, pois permite um maior controle das empresas sobre os resíduos em todas as etapas de produção. 

Aplicar uma gestão de resíduos eficiente contribui também para evitar multas ambientais, já que essa tecnologia está atualizada com as leis dos órgãos competentes. O uso de softwares, além de otimizar a operação, reduzir tempo e custos, permite o rastreamento e o registro da gestão em forma de dados. 

Sensores

Por meio de sensores inteligentes é possível ter uma rede de informações em tempo real das atividades de gerenciamento de resíduos. Com isso, a empresa consegue monitorar o volume de resíduo armazenado. 

Hora da mudança

Vários processos de gestão de resíduos já estão sendo otimizados pela tecnologia. Veículos de coleta automática, mecanização de processos de tratamento e reciclagem, contêineres de armazenamento, entre outros, são alguns dos avanços tecnológicos já presentes no setor. 

Com o tempo, essa tecnologia será cada vez mais acessível e com um menor custo de aquisição, facilitando e deixando menos complexo a gestão de resíduos.