Audiência pública abordará uso seguro de bicicletas, patinetes e scooters em Campo Mourão

Na próxima segunda-feira (30), vereadores, autoridades policiais, órgãos ligados à Segurança Pública e lideranças da comunidade debaterão, em audiência pública, uma alternativa sustentável, aparentemente ecológica, porém com risco alto para a vida, principalmente de adolescentes.

A “Regulamentação de bicicletas, patinetes e scooter elétrico” será tema da audiência pública, com início às 19 horas, no plenário do Legislativo. O debate também será transmitido por meio do link da plataforma que permite a interação em tempo real com os participantes: https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/90. A proposta foi do vereador Marcio Berbet, por meio de um Requerimento, aprovado pela Câmara de Campo Mourão.

Nos últimos meses, a cidade vem enfrentando uma avalanche crescente em seu sistema de mobilidade urbana. A busca por alternativas sustentáveis ao carro está resultando na popularização dos patinetes, scooters elétricos e das bicicletas motorizadas. Apesar de oferecer uma solução rápida e aparentemente ecológica para o deslocamento de curta distância, esses veículos estão trazendo novos desafios e riscos para a vida urbana, principalmente de adolescentes.

Muitos deles não seguem normas básicas de segurança, como o uso de capacete, limites de velocidade e respeito às leis de trânsito. O resultado é um aumento expressivo no número de acidentes envolvendo patinetes, scooters elétricos e bicicletas motorizadas, incluindo colisões com pedestres, quedas em buracos ou desníveis e choques com veículos.

Na semana passada, por exemplo, no cruzamento da Rua São José com a Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na Vila Urupês, uma adolescente de 15 anos teve ferimentos após bater sua bicicleta motorizada no rodado traseiro de um caminhão baú que transitava pela avenida.

Segundo populares, a adolescente seguia para a escola e, ao chegar ao cruzamento com a Perimetral, não teria conseguido frear a tempo, avançando a preferencial, batendo contra o rodado do caminhão. Com o impacto, a roda da bicicleta teria ficado presa no sistema “rodoar”, danificando o veículo e arremessando a jovem ao chão.

Populares que presenciaram o acidente e ajudaram a socorrer a adolescente comentaram sobre os riscos que ela correu. “Nasceu de novo, estava sem capacete e por muito pouco o caminhão não passou em cima dela. O motorista do caminhão foi muito rápido e evitou uma tragédia”, comentaram.

A estudante sofreu ferimentos na região do rosto, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

Embora os patinetes e scooters elétricos ofereçam vantagens ambientais e agilidade no tráfego urbano, seu uso desordenado, aliado à falta de conscientização e infraestrutura adequada, torna esses veículos potenciais fontes de perigo.

Segundo enfermeiras que trabalham em hospitais em Campo Mourão, o aumento de jovens com fraturas, traumas cranianos e escoriações por quedas e acidentes envolvendo esse tipo de transporte é grande. “Eles perderam a noção dos riscos graves que estão correndo em transitar sem nenhuma proteção”, afirmaram.