Câmera flagra casal de carro abandonando cachorro próximo à Santa Casa e gera revolta

Um vídeo publicado pela Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) de Campo Mourão, em que flagra um casal abandonando uma cachorrinha de médio porte durante o fim de semana, no jardim Santa Casa, gerou revolta e indignação entre internautas.

O carro filmado por câmeras de segurança de um imóvel, é um veículo Peugeot 307, de cor preta, com um adesivo grande em forma de círculo do lado esquerdo do vidro traseiro. Provavelmente, a infratora que deixou o animal abandonado no local, não percebeu a câmera.

Pelas imagens é possível ver a chegada do carro ao local. A mulher, que era a motorista, de cabelos aparentemente com luzes, desce do veículo. Em seguida segue com uma sacola, provavelmente, com comida para atrair o cachorro para uma plantação de milho.

Na sequência, outra pessoa que está no banco da frente do passageiro, aparentemente um homem, abre a porta e o animal desce do veículo. O cãozinho desce, pára, observa e ainda dá uma volta correndo ao redor do veículo, achando que se tratava de uma brincadeira. Em seguida, rapidamente, a mulher volta para o carro e deixa o local, abandonado a cachorrinha.

“Essa sem vergonha, sem dó nem piedade abandonou essa ‘doguinha’ na última rua em um terreno puro mato”, desabafou a voluntária da PAIS Amanda Tonet, no post junto ao vídeo. Ela disse que tem as placas do carro e que aguarda a mulher procurar a PAIS. “Caso contrário vamos fazer a denúncia”, avisou.

Segundo Amanda, a cachorrinha precisa de ração, medicação e castração até que seja adotada. “E nada mais justo que ela pagar por isso”, falou, ao pedir aos internautas para que compartilhem o vídeo para que a autora do crime possa ficar “conhecida”.

De acordo com a PAIS, frequentemente tutores têm abandonado cães naquela região próxima a Santa Casa. O local, por ser afastado e de pouco movimento, facilita para o crime. Ainda segundo a entidade, durante a pandemia, o aumento de abandono de cães tem atingido índice alarmante: 80%.

A Lei 14.064, aprovada em 2020 pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, aumenta a pena para maus tratos ou abandono de cães e gatos. Esta prática passou a ser punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda, em caso de condenação.

Serviço

Em casos de flagrantes, denúncias podem ser feitas pelo celular WhatsApp: (44) 9.9937-7075.