Destinos domésticos vão predominar na retomada do turismo

O turismo interno deve liderar a retomada desse setor no pós-crise gerada pela pandemia de Coronavírus. A avaliação foi uma unanimidade em live realizada pela Abav Nacional, em seu canal no Youtube.  Para Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, os passeios internacionais serão trocados pelos domésticos. “Há um público brasileiro que viaja com frequência para fora e que começa a comprar dentro do Brasil. E quem tem esse público é o agente de viagem, já que esse turista não tem o costume de comprar apenas o bilhete e sim os pacotes”, informa.

A visão dele é reforçada por uma pesquisa da Cap Amazon e do portal Mercado & Eventos, que avaliou perspectivas de mais de 400 agentes de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. “O Brasil está repleto de destinos incríveis, muitos ainda desconhecidos pelos turistas, só esperando a retomada das atividades para serem aproveitados”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Ele diz que o conceito de regionalizar o turismo para desenvolver toda a cadeia produtiva do setor  é uma diretriz do Ministério do Turismo. “E vamos continuar trabalhando para alcançar nosso objetivo”, afirmou. O estudo também constata uma possível mudança no perfil dos turistas brasileiros. Após o confinamento, agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de viagens a lazer e para visitar amigos e familiares. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, em reunião do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) debateu sobre a retomada do turismo e os esforços que o Paraná está fazendo para vencer a crise e garantir a retomada do setor com segurança. “Estamos adotando uma série de medidas que vão permitir a reabertura dos atrativos turísticos estaduais e dos estabelecimentos comerciais, sempre levando em conta a saúde da população”, enfatizou. 

“É um momento que exige ações orquestradas com todos os órgãos envolvidos, população e trade turístico e, principalmente, com a Secretaria de Saúde para preservar o turista”, disse ele. Na reunião foi apresentado um projeto para retomada do turismo do Paraná, que consiste em mais um incentivo do Governo para que os paranaenses consumam produtos turísticos regionais e viajem pelo Estado.