Eleições com “bate-chapa” em duas associações de moradores

Neste fim de semana as associações de moradores da Vila Guarujá e da comunidade rural KM 128 terão eleição, ambas com disputas. A da Vila Guarujá será no sábado (4), das 13 às 17 horas, na Escola Municipal Castro Alves. Já no KM 128 será no domingo, das 9 às 11h30, no barracão da própria associação. Podem votar moradores da localidade acima de 16 anos, mediante apresentação de documento de identificação e comprovante de endereço.

Concorrem à presidência da Associação da Vila Guarujá o atual presidente Valdecir dos Santos e Amilton Machado, que é deficiente visual conhecido no bairro e até já foi personagem de uma matéria publicada pela TRIBUNA no ano passado.

“Já conseguimos muitas conquistas para o bairro, como é o caso do asfaltamento das ruas que está em fase de conclusão e regularização dos terrenos. Se for reeleito o trabalho continua em busca de melhorias para a área da saúde, espaço de lazer, entre outros projetos que temos”, destaca o atual presidente.

O concorrente, Amilton, que mora no bairro há 30 anos, disse que se for eleito tem várias reivindicações a fazer para melhorar as condições de vida no bairro. Entre elas cita a construção de um salão comunitário, uma horta, acesso a academia da 3ª idade, assim como especialidades médicas para a Unidade de Saúde da Vila Guarujá.

No KM 128 a disputa será entre o agricultor Feliciano Gabriel e a empresária Maria Luiza Alves. Ambos nunca foram presidentes. Feliciano, que é irmão da atual presidente Inez e mora na comunidade há 40 anos, tem como propostas buscar melhorias nas estradas rurais e no sistema de abastecimento de água aos moradores, que é feito por poço artesiano.

A adversária dele, Maria Luiza, é dona de uma chácara na comunidade e trabalha em uma empresa de prestação de serviços na sede do município. “Se eu for eleita pretendo fazer uma reforma no barracão da associação e reunir os moradores para juntos elegermos as prioridades”, disse ela.

UPRESCAM

Ambas as eleições terão apoio da União dos Presidentes de Associações de Moradores (Uprescam), presidida por Lineo Quadros. Ele ressalta que a participação da comunidade é muito importante para o fortalecimento das associações. “O cargo de presidente é um serviço voluntário em que a pessoa tem despesas do próprio bolso”, pondera Quadros, que procura incentivar os presidentes a organizarem eventos e promoções para arrecadação de fundos.