Fila de espera por leitos para internação sobe para 21 na região de Campo Mourão

Lamentavelmente aumentou a fila de espera por leitos para internação de pacientes positivos para coronavírus (Covid-19), na área da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, que engloba 25 municípios. De acordo com os números atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), atualmente 21 pessoas aguardam por vagas.

No último boletim divulgado eram 18. Dos que estão na fila, 14 precisam de leitos de UTI e 7 de leitos clínicos (enfermaria). Na Santa Casa de Campo Mourão, hospital referência para tratamento de coronavírus na região da Comcam, os leitos do SUS, há um bom tempo seguem com a taxa de ocupação de 100%, enquanto de convênios está com o limite extrapolado: 110%. Uma situação desesperadora para as famílias que estão com entes queridos à espera de uma vaga.

Ainda de acordo com dados da Sesa, na área de abrangência da Macrorregião Noroeste, que atinge as regionais de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, e Maringá são 138 pessoas na fila de espera: 65 necessitando de vaga de UTI e 73 de leitos clínico. 

Atualmente estão internados na região Macro Noroeste 249 pacientes em leitos de UTI e 330 em enfermarias. Em relação a vagas de UTI, a taxa de ocupação é 99%, enquanto no setor de enfermaria, 80%. Na área pediátrica, todos os 5 leitos disponíveis, tanto de UTI quanto de enfermaria estão livres, ou seja, 0% de ocupação. 

No Paraná, segundo o último boletim divulgado pela Sesa, 2.906 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.259 pacientes em leitos SUS (931 em UTI e 1.328 em leitos clínicos/enfermaria) e 647 em leitos da rede particular (309 em UTI e 338 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 2.741 pacientes internados, 919 em leitos UTI e 1.822 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.