Hospitais que atendem Covid na região receberam medicamentos

O governo do Estado fez a entrega, por meio da 11ª Regional de Saúde, de medicamentos para enfrentamento da Covid-19 à Central Hospitalar e Santa Casa de Campo Mourão, Santa Casa de Goioerê e também para outros estabelecimentos de saúde de menor porte da região. Na sexta-feira (26), a Santa Casa de Campo Mourão informou que os medicamentos em estoque para intubação de pacientes seriam suficientes para apenas três dias.

Ainda na sexta-feira (26), o governo do Estado anunciou a distribuição de  medicamentos analgésicos e bloqueadores neuromusculares que integram o chamado kit intubação. Os remédios foram adquiridos pela Secretaria de Saúde e encaminhados às regionais, juntamente com o novo lote de vacinas que chegou ao Estado. A Santa Casa não informou por quanto tempo os medicamentos serão suficientes.

“Nossas reservas de medicamentos estão se esgotando dramaticamente. Nós recebemos alguns agora, estamos comprando outros e há uma possibilidade de compra no Exterior autorizada pela Anvisa. Também estamos pressionando o Ministério da Saúde para que auxilie efetivamente nesse contexto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. 

O secretário Beto Preto reforçou que o Estado está no limite, assim como os demais estados do Brasil. “As fábricas não têm conseguido atender toda essa demanda. Mas estamos trabalhando para comprar mais kits”, complementou. Ele destacou que o Paraná mantém monitoramento frequente desses medicamentos e tem conversado com os municípios diariamente para atendimentos emergenciais.

A Santa Casa informou que no dia 19 deste mês emitiu uma requisição de compras, via Ministério da Saúde, a todas as empresas fornecedoras de medicamentos relacionados à Covid-19 com estoque disponível. Ofício também foi enviado à prefeitura de Campo Mourão.  “Pedimos a toda a população que respeitem as medidas de distanciamento social, a higienização das mãos bem como a correta utilização de máscaras. Faça a sua parte, fique em casa”, completou a nota.

Mortes

Somente no mês de março (em apenas 28 dias), 45 moradores de Campo Mourão morreram por Covid-19, número recorde desde o início da pandemia. Na próxima quarta-feira, dia 31, completa um ano do registro da primeira morte pela doença no município. O total de óbitos chegou a 140 no domingo, dia em que mais 55 casos foram confirmados.