Mutirão de renegociação de dívidas encerra nesta quarta em Campo Mourão

Encerra nesta quarta-feira (31), em Campo Mourão, o mutirão online de renegociação de dívidas em conjunto com o Procon do município, Associação Brasileira de Procons, e Federação Brasileira dos Bancos. Para participar, o consumidor deve se cadastrar no site www.consumidor.gov.br.

“Entramos na reta final com o mutirão de renegociação de dívida. Para você que tem dívida e não está conseguindo pagar, o Procon está organizando este mutirão”, ressaltou o chefe do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim.

Segundo ele, o movimento visa buscar condições favoráveis ao pagamento, ajuste do valor das parcelas, periodicidade dos pagamentos, redução dos juros e multas, ou até mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

A ação dos órgãos de Defesa do Consumidor tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. 

“Todos os bancos e financeiras estão participando deste mutirão. O consumidor que está com dívida vai fazer sua proposta e o mutirão de Campo Mourão vai intermediar para liquidação da dívida”, frisou Jardim.

Ele ressaltou que para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br. Após o cadastro ele receberá um login e senha, tendo a oportunidade de apresentar sua situação para possível solução. 

Atendimento online

Jardim lembrou que por conta das restrições causadas pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o Procon de Campo Mourão continua trabalhando de forma online. O consumidor que quiser fazer denúncia é através do site (www.consumidor.gov.br) e pelo site da prefeitura de Campo Mourão (https://campomourao.atende.net/) na aba Procon.

Se for denúncias urgentes, a mesma pode ser feita pelo WhatsApp 9.9978-4080. “O Procon de Campo Mourão está sempre à disposição do consumidor”, reforçou Jardim.

Orientação

O Procon de Campo Mourão orienta o consumidor sobre a importância de ter conhecimento do Código de Defesa do Consumidor. Toda empresa é obrigada a ter um exemplar disponível e acessível de quem vai comprar. Confira algumas dicas importantes na hora das compras. 

A informações devem ser claras: a oferta e a apresentação dos produtos e serviços devem ter informações claras e precisas sobre preço, forma de pagamento, garantia e prazos de validade; publicidade enganosa é crime: quem promover publicidade que sabe ser enganosa ou abusiva pode ser condenado à pena de três meses a um ano de detenção e multa; direito ao arrependimento: o consumidor pode desistir da compra dentro do prazo de sete dias após o recebimento do produto ou serviço, sempre que a compra ocorrer fora do estabelecimento (internet, telefone); atraso na entrega: caso o produto não seja entregue, o comprar pode cobrar a entrega do item, aceitar outro produto equivalente ou rescindir o contrato e receber o dinheiro de volta.

Quanto ao prazo de reclamação, o Código de Defesa do Consumidor estabeleceu um prazo de vigência para reclamações de defeitos: 30 dias para fornecimento de serviços e produtos não duráveis e 90 dias para serviços e produtos duráveis; troca de produtos,  as empresas são responsáveis pela qualidade dos produtos. Se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode pedir a troca por outro produto da mesma espécie, restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço; peças de reposição: quando uma empresa deixa de produzir ou importar um produto, a oferta de peças de reposição deve ser mantida pelo prazo de vida útil do produto.