Inscrições para castração gratuita de animais em CM têm grande procura e se esgotam em um dia

As inscrições abertas nesta quarta-feira (17), para castração gratuita de cães e gatos em Campo Mourão, teve grande procura pela população se esgotando em um único dia. Serão feitas 553 castrações na cidade, sendo 260 de gatos e 293 de cães.

A grande procura surpreendeu até mesmo membros da Associação dos Protetores dos Animais Independentes (PAIS), que recebeu as inscrições, no pátio da Secretaria de Meio Ambiente (Seama). “Veio muita gente mesmo. Acredito que mais de 500 pessoas nos procuraram, mas como cada um tem direito de castrar até três animais, muita gente ficou de fora”, falou Amanda Tonete, voluntária da PAIS. 

As demais pessoas que não conseguiram se inscrever, cerca de 150, foram cadastradas para caso algum dos inscritos desista de última hora. “Se alguém desistir, os que tiverem na fila serão chamados na hora”, falou Amanda. A castração será realizada nos dias 5, 6, e 7 de julho no castramóvel, do Governo do Estado, no pátio da Seama, ao lado do Detran.

O programa tem como foco atender famílias de baixa renda (até três salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes. 

O programa

O programa é mantido pelo Governo do Estado e está contemplando 10 municípios da região da Comcam. São eles: Araruna, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, Peabiru, Campo Mourão. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Mais de 15 mil animais serão castrados em todo o Estado. O valor aplicado nas castrações é R$ 2,4 milhões, recurso de emendas parlamentares.  O prazo para conclusão do programa é de um ano. 

Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. As prefeituras irão fazer o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos pelo município. Todos os animais deverão ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, e os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Todos os animais receberão um microchip, cujo número também constará no Pet Amigo.