Maioria dos usuários espera notificação para pagar estacionamento

Mais de 60 por cento dos condutores de veículos que estacionam na área do estacionamento rotativo em Campo Mourão esperam ser notificados para pagarem pelo tempo de uso da vaga. A constatação foi feita pela empresa Brasmoove, concessionária do serviço, implantado há quatro meses na cidade. Nesta terça-feira (16), a área foi estendida para mais cinco quadras, conforme previsto no contrato de concessão.

“A maioria usa o aplicativo, mas não ativa de imediato quando estaciona. Espera passar um monitor para ser notificado ou ver no aplicativo que foi notificado. É importante observar que ele pode passar do prazo de 10 minutos para ativar e aí ter que pagar R$ 5 reais. Ou mesmo ficar sem internet e acabar até recebendo uma notificação de multa emitida pela Diretran”, esclarece o supervisor da empresa, Sérgio Correia da Silva.

Ele aproveita para reforçar que a empresa não efetua multas. “Quem emite a notificação de multa é a Diretran, dando prazo para a pessoa recorrer. A empresa presta serviço de fiscalização e emite um aviso de irregularidade. Se a pessoa não ativa começa correr os prazos. Vale lembrar que o usuário tem até o dia seguinte para regularizar a situação. Depois disso a notificação não vai aparecer mais no aplicativo”, orienta.

Para ele, o balanço dos primeiros quatro meses é positivo. “Não tinha vaga para estacionar no centro e agora tem. Estamos vendo que a população começa abrir a mente que a cidade está crescendo, onde o trânsito flui. Além disso, também abriram mais empresas de estacionamento privado”, avalia o supervisor.

Como o estacionamento rotativo ainda está em processo de implantação, Sérgio diz que é difícil falar sobre resultados. “Por enquanto pode-se dizer que estamos trabalhando no vermelho, tendo em vista todos os investimentos que foram e ainda estão sendo feitos para a implantação, desde sinalização, adequação das vias e contratação de funcionários”, informa.

Ele também comentou sobre as dificuldades em relação ao comportamento dos usuários. “No começo foi bem difícil. Alguns queriam agredir nossos monitores e tivemos pelo menos cinco boletins de ocorrência registrados. Já melhorou nesse aspecto, mas ainda tem pessoas querendo fazer reclamações e até agredindo funcionários nos pontos de vendas de crédito de estacionamento”, afirma.

Ele reforça que para qualquer dúvida sobre estacionamento rotativo deve ser procurado o escritório da empresa, em frente a Câmara de Vereadores (Avenida Manoel Mendes de Camargo). Para recorrer de notificações de multas, o local é a Diretran. Já o registro de reclamações deve ser feito na Ouvidoria do município. “Quem está com o carro na via pública está sujeito a lei do estacionamento rotativo e às leis do Código de Trânsito, fiscalizadas pela Diretran ou Polícia Militar”, complementa.

Tolerância

Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a empresa alega que não há prazo de tolerância, mas da ativação do sistema. O vereador e advogado Márcio Berbet disse que comentários via redes sociais não passam de uma interpretação equivocada. “Não se pode confundir tolerância com isenção”, disse ele, ao comentar sobre o edital e o contrato assinado entre o município e a empresa.