Parque do Lago, criado como bosque municipal, completa 50 anos

O Parque Municipal “Joaquim Teodoro de Oliveira”, de Campo Mourão, mais conhecido como Parque do Lago, foi criado como bosque municipal em 1º de maio de 1971. Portanto, neste sábado (feriado nacional), o principal espaço público de lazer do município completa 50 anos. 

Foi no Dia do Trabalhador que o então prefeito em exercício, Getúlio Ferrari (presidente da Câmara), fazia a inauguração oficial do bosque. O então prefeito Horácio Amaral estava licenciado do cargo. “O Parque Municipal foi feito com amor, carinho e economia, com a finalidade de humanizar a cidade” disse Ferrari, ao creditar ao chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Iracy Ferrari, o principal incentivador. 

“Ele mencionou que por vontade dos funcionários municipais aquele local seria denominado Parque Municipal Horácio Amaral, mas como havia um decreto federal proibindo a denominação de bens públicos com o nome de pessoas vivas, optou pela denominação de Parque Municipal”, relata o historiador Jair Elias dos Santos Junior. A construção do espaço, segundo ele, levou quatro meses e foi concebido por ser de fácil acesso e para servir de centro de afluência dos mourãoenses aos sábados e domingos. 

Uma missa campal celebrada pelo padre Yves Poliquen marcou a inauguração. Em seguida, funcionários da Prefeitura saborearam um churrasco oferecido pelo prefeito. Na época o parque era estruturado com churrasqueiras e locais para passeio, quatro fossas com 20 metros cúbicos; dois banheiros, 1.200 variedades de flores e árvores, com 10 bancos e mesas e uma casa de madeira para guardar ferramentas. 

Em 1982, na administração do prefeito Augustinho Vecchi, o Parque sofreu modificações, ganhando lago artificial, lanchonete, churrasqueira e sanitários. Em 27 de setembro de 1982, por decreto, recebeu a denominação de “Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira”, em homenagem ao ex-prefeito falecido. Na administração da gestão do prefeito José Pochapski, em 1987, o Parque foi criado oficialmente, através de lei municipal.  

Parque do Lago

Em 1993, na gestão de Rubens Bueno, o local foi totalmente revitalizado, com pista de caminhada, pontes, concha acústica, orquidário, reativação da lanchonete, entre outras. As benfeitorias foram inauguradas em 12 de fevereiro de 1995, com a presença dos secretários de Estado do Turismo e do Meio Ambiente. 

“Na época o parque estava completamente abandonado e se transformando num verdadeiro lixão. Mostramos para a comunidade e convocamos para um mutirão de limpeza. Num fim de semana dezenas de pessoas se reuniram e nos ajudaram a limpar, para então promovermos a revitalização”, recorda Rubens Bueno, que atualmente é deputado federal.

Segundo ele, a transformação do local foi comandada pelo então secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Battilani (que morreu de Covid no ano passado). Após a revitalização, o Parque do Lago tornou-se um ponto de referência para lazer e socialização do município e até da região.