Projeto prevê uso da mão de obra de presos para construção de pavers na região

O Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), iniciou projeto que visa a utilização da mão de obra de presos do presídio de Campo Mourão na fabricação de pavers e blocos de concreto para pavimentação de vias urbanas, calçadas e estradas rurais nos municípios da região.

Um esboço do projeto, que é desenvolvido em parceria com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen-PR), foi apresentado em recente agenda do presidente do Consórcio, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz, no VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, em Brasília.

Miliossi apresentou durante o encontro, pelo Consórcio, representando o Paraná e a região da Comcam, a palestra: Infraestrutura Urbana, Ressocialização e Cidadania nos Municípios do Paraná. Participaram ainda da apresentação Osvaldo Messias Machado e Boanerges Silvestre Boeno Filho, do Depen; e o técnico do Condescom, Renato Lima Correia. Coordenadores de consórcios e técnicos de vários estados de todo o Brasil assistiram a apresentação.

O presidente do Condescom informou que o projeto do Consórcio em parceria com o Depen é uma iniciativa inédita no Paraná. “É um projeto inovador que utilizará a mão de obra de presidiários do sistema penal de Campo Mourão na fabricação de pavers e blocos de concreto. Estes produtos serão utilizados na pavimentação de calçadas, vias urbanas e rurais, reduzindo em até 60% os custos aos municípios da região com estas obras”, explicou. Ainda segundo o presidente do Condescom, foram apresentados também outros trabalhos realizados pelo Consórcio. Entre eles a patrulha rural em operação e a aquisição da patrulha urbana, para obras de pavimentação asfáltica, em andamento.

O técnico do Condescom, Renato Lima Correia, acrescentou que o Condescom também representou a região em audiência com o Ministério da Gestão e Inovação, levando pautas regionais do Consórcio para que o Governo Federal transforme em projetos e viabilize recursos à entidade para atender os municípios. “Todos os trabalhos realizados são feitos focando o desenvolvimento integral regionalizado”, destacou.

O Fórum

O Fórum foi organizado pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR). O evento é de âmbito nacional. Teve como objetivo promover o fortalecimento da governança, da gestão e do controle, bem como apresentar as inovações empreendidas e experiências no âmbito das transferências e parcerias públicas, aprimorando a gestão, execução, transparência e controle social das transferências e parcerias da União, colaborando para o aumento das políticas públicas. Mais de 24 mil técnicos e gestores de todo o País participaram.