Quarta-feira de Cinzas e Campanha da Fraternidade dão início à Quaresma

O período da Quaresma, celebrado pela Igreja Católica, tem início nesta quarta-feira (14) com a imposição de cinzas durante as missas em todas as paróquias. Na Catedral São José, as celebrações das missas serão realizadas às 7, 12, 15 e 19 horas.

✅ CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

É nesse período de penitências também que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

“As cinzas nos fazem relembrar a nossa pequenez diante desta humanidade e a capacidade de nos tornarmos grandes ao encontrarmos com nós mesmos nesse movimento de volta para o Cristo”, diz o Bispo Diocesano Dom Bruno Versari. O religioso diz que, na Quaresma a igreja convida os fieis a também carregar as cruzes, intensificar a oração e reviver dentro de si os bons sentimentos de Cristo na caminhada para a Ressurreição.

A imposição das cinzas na cabeça, também tem seu significado, conforme a Igreja Católica. “A cabeça é o lugar onde pensamos, meditamos, refletimos. Esse contato mais próximo dos ouvidos e da boca é uma referência de tudo aquilo que nos faz um movimento de conversão.”

Conforme a Igreja Católica, o período quaresmal é um ‘momento especial na caminhada cristã’, que em que fieis se ‘esvaziam’ para ‘serem tomados pela graça de Deus”. Dom Bruno ressalta ainda que a Quaresma é um tempo penitencial e de reflexão.

É um tempo em que a igreja convida os fiéis a pensar sobre esse caminho de fraternidade com os irmãos. Um tempo de jejum em que eu beneficie alguém, uma doação, momento de rezar pelo país. Acreditamos na força da oração e trazemos nas nossas orações as reflexões sobre as políticas públicas que são importantes, necessárias e que interferem diretamente na vida das pessoas”, resume.

Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

Estes tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022. O tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

60 anos das Campanhas da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade chega neste ano às sua 60ª edição. Foi celebrada nacionalmente pela primeira vez em 1964. A Campanha da Fraternidade foi criada por dom Eugênio Sales, na época Arcebispo da arquidiocese de Natal (RN). E teve com dom Helder, então secretário-geral da CNBB, o grande esforço pastoral em torná-la nacional, sendo assumida por toda Igreja no Brasil.

O coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, enfatiza que desde 1964, portanto há 60 anos, a CF vem mobilizando todo o Brasil num verdadeiro mutirão de evangelização e de conversão.

“Todos nós temos alguma memória agradecida desses 60 anos: um cartaz, a letra ou a música de um hino, uma oração, um parágrafo de um texto-base, uma experiência vivida numa campanha que mexeu conosco e nos ajudou a crescer na fé e no seguimento de Jesus”, relembra.