Quase sem público, circo mantém espetáculos para conseguir ir embora

Há duas semanas o Circo Rhoney Espetacular tem realizado espetáculos às sextas, sábados e domingos para tentar arrecadar dinheiro suficiente para bancar as despesas básicas e assim deixar Campo Mourão para instalar-se em outra cidade. Porém, o público tem ficado muito abaixo das expectativas dos artistas, que estão na cidade há um ano e meio sem conseguir fazer apresentações, afetados pela pandemia de Covid-19.

“A gente está com capacidade para 200 pessoas, mas o público não tem passado de 10 a 15 pessoas por noite. Acho que já viramos paisagem por estarmos instalados há tanto tempo em Campo Mourão. Talvez seja por isso”, analisa Michele Salgueiro, coordenadora do circo. Para ela, a falta de recurso para divulgação também pode ser um fator para a falta de público.

Os ingressos são vendidos a preço único (R$ 10,00) para um espetáculo de 1h15. A intenção, segundo Michele, é desmontar o circo dia 12 de outubro. “Como conseguimos alugar a lona para um evento particular em Umuarama, provavelmente é lá que vamos nos instalar”, ressaltou Michele, que está no circo há 14 anos.

Apesar da viver uma situação sem precedentes por conta da pandemia, Michele agradece o apoio que teve da comunidade mourãoense. “Recebemos muitas doações, conhecemos pessoas maravilhosas que nos ajudam até hoje, inclusive com trabalhos temporários”, ressalta. O próprio espetáculo em cartaz teve apoio de um artista de Campo Mourão, Bruno.

Com as dificuldades financeiras, o circo teve que vender alguns veículos. Além disso, parte dos artistas foi embora e muitos arrumaram emprego com carteira assinada. “Estamos com número bem reduzido de pessoas, que tem que se apresentar, vender ingressos, fazer de tudo”, relata. Há ainda com materiais que estragaram, como iluminação e até pneus dos veículos que ficaram parados.

Stand-up

Outra parceria que em Campo Mourão é um show de stand-up com o artista e produtor mourãoense Josmar Antunes. A segunda apresentação será neste sábado (2), às 20 horas. “Foi uma experiência bem interessante, tanto para ele quanto pra gente e o público gostou”, disse Michele, que faz números de mágica (ilusionismo). Ela acrescenta que a trupe também atende eventos privados em empresas. Interessados podem fazer contato pelo 48 99901 0333.

O Circo Rhoney Espetacular é fruto do primeiro circo do Paraná, o Áurea, que nasceu na década de 60 e circulou pelo Estado durante quase 30 anos. Daquela família de circenses, nasceram diversas outras trupes que se espalham pelo Brasil.


Circo precisa de doações para comprar diesel

A ideia é ir embora de Campo Mourão. A última apresentação acontecerá dia 12 de outubro. Jamais o Circo Rhoney Espetacular havia permanecido tanto tempo em uma mesma cidade. Mas como num roteiro de ficção científica, surgiu a pandemia. Paciência. Somadas as perdas, agora é hora de agir. Num primeiro momento a trupe iniciou as apresentações. A esperança era encher a lona e juntar a grana para zarpar. Mas deu tudo errado.

A verdade é que a população não aparece. São 20 pessoas, às vezes 10, outras, apenas duas. Não existe possibilidade de juntar o dinheiro para conseguir avançar a outra cidade. O circo precisa encher o tanque dos caminhões, além de honrar contas a vencer. Pensando nisso, a diretora da companhia, Michele Salgueiro não vê outra alternativa, senão clamar ajuda.

De acordo com ela, o objetivo nunca foi pedir ajuda em dinheiro. A ideia sempre foi trabalhar, com forças próprias, a fim de unir o montante. “Mas não estamos tendo a presença do público. Ficamos numa situação bem vulnerável”, disse. Pelas contas, a empresa necessita de R$20 mil para prosseguir.

“Quem puder nos ajudar comprando ingressos ou até mesmo doando algum valor, vai colaborar para podermos recomeçar nossas vidas em outra cidade. A vida tem que seguir”, disse. Michele também lembra que empresas de combustíveis podem colaborar com o diesel. “Toda e qualquer ajuda será bem vinda”, afirmou. De acordo com ela, as apresentações continuarão até o dia 12.

Serviço

O Pix para ajudar o circo é 19028617000143