Ricardo Calderari e Lenilda Assis recebem comenda Vida & Liberdade

O engenheiro agrônomo, Ricardo Accioly Calderari e a sanitarista, Lenilda de Assis, foram homenageados nesta semana pela Academia Mourãoense de Letras (AML). Eles receberam a maior honraria concedida pela entidade, a Comenda Vida e Liberdade.

Os homenageados foram escolhidos como forma de valorização por suas respectivas trajetórias profissionais. Segundo o presidente da entidade, Fábio Sexugi, os homenageados são de gerações e áreas de atuação diferentes, mas que se complementam no objetivo de promover o desenvolvimento para Campo Mourão.

“A Comenda Vida e Liberdade demonstra o reconhecimento a personalidades que contribuíram e continuam contribuindo, principalmente, para o avanço da educação, cultura, vida e liberdade”, destacou Sexugi, empossado presidente para o biênio 2024/2026. Ele assumiu o lugar do historiador Jair Elias dos Santos Júnior.

Ao fazer o uso da palavra, Calderari disse que a homenagem é um momento de muito significado em sua vida. “Que me deixa repleto de emoção e gratidão. É com imensa alegria e felicidade que recebo e partilho com orgulho esta honraria: a Comenda Vida e Liberdade”, falou. “Sempre disse e reafirmo diante de todos os senhores e senhoras que Campo Mourão foi a minha grande opção pessoal e profissional. Aqui, junto com minha família, criamos raízes”, ressaltou o homenageado.

Já a sanitarista Lenilda de Assis, defensora da Saúde Pública, afirmou que é uma honra receber a homenagem. “Nem sei se sou merecedora. Mas agradecemos de coração. É com muito orgulho e alegria que divido este momento com toda minha família”, afirmou.

Atualmente, Lenilda é presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Campo Mourão. Lenilda, que é aposentada na saúde estadual, já presidiu o Comus em outras gestões. Sua defesa e luta sempre foi por uma saúde 100% SUS. “Esta é uma luta que vamos levar até o fim”, ressaltou.