Ricardo Calderari receberá título de Cidadão Benemérito da Lapa

O engenheiro agrônomo, Ricardo Accioly Calderari, membro da diretoria da Cooperativa Coamo Agroindustrial, será homenageado com o título de Cidadão Benemérito do município da Lapa, localizado na região Metropolitana de Curitiba. Ele receberá a homenagem da Câmara de Vereadores, em data a ser definida. Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná. O título foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Calderari disse em entrevista à TRIBUNA que a homenagem foi para ele uma grande surpresa. “Jamaias esperaria que aconteceria isso, ainda mais sendo na Lapa, cidade que teve tantas pessoas ilustres a nível nacional. Para mim é uma surpresa. Nasci e me criei lá. Há 52 anos fora da cidade, de repente lembram da gente. É uma honra”, resumiu o agrônomo.

O projeto de lei concedendo a maior honraria do município para Calderari foi proposto pelo vereador Osvaldo Benedito Camargo (MDB). Na mensagem justificativa da proposição, Camargo descreve que ‘mesmo longe, Dr. Ricardo sempre acompanha as notícias e eventos da Lapa, e por onde quer que vá, demonstra o orgulho de ser lapiano’.

“O Dr. Ricardo é uma pessoa decidida, exigente, participativa e sempre apostou em um futuro grandioso para o nosso Estado. Sempre pautou suas ações pelos princípios éticos e com preocupação com os problemas que atingem os produtores rurais sem se descuidar da defesa do meio ambiente”, disse o vereador.

Ricardo Calderari é conhecido no meio rural por ser um defensor do meio ambiente. Engenheiro agrônomo e cooperativista nato, ele nasceu na Lapa e se mudou para Campo Mourão em 1970, onde consolidou sua trajetória profissional e familiar. Durante mais de 30 anos foi eleito diretor e membro do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, instituição a qual foi fundador.

Com propriedade na localidade da Água da Fonte, Fazenda Lapinha no município de Farol, o homenageado entende que a agropecuária deve ser desenvolvida de maneira sustentável, para que a atividade seja rentável e ao mesmo tempo haja preservação do sistema produtivo, e ‘um equilíbrio entre produzir e cuidar da natureza’.

O agrônomo é filho de Frederico Sena Calderari que foi vereador na 3ª legislatura (1956-59) em Lapa e irmão de Nelson Accioly Calderari, que também foi vereador no município por quatro legislaturas consecutivas de 1964 à 1982. Natural da Lapa, Calderari foi reconhecido oficialmente pelos Poderes Executivo e Legislativo pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade lapiana.

Calderari é uma família tradicional e pioneira no município. Ele iniciou os estudos na Lapa até a conclusão do atual ensino médio, com dois cursos, o científico e magistério, onde foi o único homem na antiga escola normal na turma com 200 mulheres.

O prestígio junto aos seus conterrâneos já havia lhe agraciado com o reconhecimento oficial de “Filho Ilustre da Lapa”, em 2004. Também foi contemplado com as homenagens públicas pelo pioneirismo na implantação e desenvolvimento do Plantio Direto na região de Campo Mourão, Mérito Agronômico outorgado em 2000 pela Confederação das Federações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (confaeab), Agricultor Modelo do Município de Farol, Troféu Ocepar pela contribuição ao cooperativismo e Cidadão Honorário do Município de Campo Mourão, em 2014.

Perfil

Ricardo Calderari é nascido em 14 de maio de 1947. Casado com Maria Joana Titton Calderari. Tem três filhas: Mierele Titton Calderari John, Graziela Titton Calderari e Ivone Maria Titton Calderari patrão. Ele tem sete netos, sendo: João Antônio, Isabel, Maria Luiza, os gêmeos Laura e Francisco, Ricardo e Júlia.

É formado em engenharia agronômica pela pela Universidade Federal do Paraná. Em sua trajetória profissional já foi professor primário concursado do Estado, chefe do Núcleo Regional de Campo Mourão, sócio-fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), fundador e presidente do Rotary Campo Mourão Verdes Campos, diretor secretário da Coamo e diretor operacional da Credicoamo.