Santa Casa realiza eleição nesta sexta para escolha de nova diretoria
A Santa Casa de Campo Mourão realiza nesta sexta-feira (14), eleição para escolha de sua nova diretoria. A assembleia para o pleito está marcada para as 18h30. Apenas associados podem participar. O mandato é para dois anos.
A eleição da Santa Casa era para ter sido realizada em abril, mas não houve inscrição de nenhuma chapa. Por isso, o atual presidente, Pedro Henrique Montans Baer, postergou o mandato por 90 dias. Ele continua presidente até o dia 19 deste mês.
Baer afirmou que não mais postergará o mandato e que deixa a presidência do hospital dia 19, quando encerra oficialmente o ciclo da atual gestão. “Eu pessoalmente não vou ficar mais à frente da Santa Casa. Já posterguei por 90 dias o mandato. É uma questão pessoal minha. Acho que fiz o que pude”, disse ele em recente coletiva à imprensa.
O presidente ressaltou que independente de chapa inscrita ou não, não mais continuará na presidência. Legalmente, ele pode aprovar qualquer conta ou assinar, por exemplo, um cheque em nome do Hospital só até dia 19. “Depois deste prazo fica um problema sério de fazer a Santa Casa continuar funcionando”, preocupou-se, referindo-se à possibilidade do risco de não haver chapa inscrita novamente.
O próximo presidente que assumir a Santa Casa terá como principal desafio o equilíbrio das finanças do hospital, que hoje acumula uma dívida em torno de R$ 54 milhões. O ‘grande gargalo’, conforme a atual diretoria, é a tabela SUS, desatualizada há 20 anos.
“Se você tem um preço de um procedimento que não é atualizado todo este tempo, mas em contrapartida todo o resto aumenta, fica claro que haverá um déficit de todos os procedimentos realizados no SUS”, falou Baer na coletiva. Segundo ele, o hospital funciona atualmente sendo 85% SUS, mas não recebe, necessariamente, o que deveria pelos serviços prestados.