Saúde de Campo Mourão retoma vacinação contra Covid-19 para dose de reforço nesta quarta

Após vários dias paralisada devido à falta de doses, a Saúde de Campo Mourão anunciou para esta quarta-feira (16), a retomada da vacinação contra Covid-19 para a dose de reforço (3ª dose). Serão imunizados os oradores que receberam a segunda dose até o dia 22 de setembro.

De acordo com o cronograma divulgado pela prefeitura, a vacinação será das 8 horas às 11 horas, nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Urupês, Lar Paraná, Copacabana, Modelo, Paulista, Tropical, Avelino Piacentini, Guarujá, Fortunato Perdoncini, Damferi, e Centro Social Urbano (Avenida Afonso Botelho).

Para receber a vacina, os moradores devem estar munidos de comprovante de vacinação, documento com foto CPF ou cartão SUS atualizado. A recomendação da Saúde é que os moradores fiquem atentos ao calendário de vacinação.

“Estamos atendendo a população à medida que recebemos as doses da vacina”, falou o secretário de Saúde Sérgio Henrique dos Santos. Ele pediu ainda que a população continue com os cuidados de prevenção à doença, como uso de máscara de proteção, álcool em gel, e distanciamento social.

Na semana passada, a lentidão com que está a vacinação para a dose de reforço, levou a administração municipal de Campo Mourão a pedir à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) o envio de 10 mil doses de vacina contra Covid-19 para este público. Na ocasião, o município reconheceu a necessidade de avançar com a imunização da terceira dose, que está atrasada.

Santos ressaltou que o município tem recebido cobranças da população que já está com o prazo expirado para a dose de reforço. “O município não fabrica vacina, dependemos de receber as doses”, disse o secretário na ocasião.

Doses pediátricas

Foram enviadas à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, mais 2.700 doses de vacinas para imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. As doses foram encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que recebeu um total de 94.300 vacinas pediátricas do Ministério da Saúde.

Os imunizantes são da Pfizer. Além dessas doses, outras 16.356 vacinas para adolescentes e dose de reforço da população em geral também já foram enviadas aos municípios pelo Estado. A remessa foi encaminhada na sexta-feira.