Saúde retoma campanha preventiva de câncer do útero e mama no sábado

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas no próximo sábado (21), das 8 às 13 horas, para a campanha de exames preventivos do Câncer do Colo do Útero, também conhecido como Papanicolau, e mama. A campanha preventiva, que era realizada com frequência pelo município, está sendo retomada após um longo período de interrupção devido à pandemia da Covid-19. São público da campanha mulheres entre 25 e 69 anos que têm ou já tiveram atividade sexual.

Devido aos cuidados de prevenção à Covid-19, as pacientes devem comparecer às unidades utilizando máscara de proteção. A Saúde alerta que é importante que as mulheres tenham consciência que a prevenção é sempre o melhor caminho. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento no início impede o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.

Para realização dos exames, as mulheres devem levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. Para fazer o exame não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e também evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nesse período. Outra recomendação é que a mulher não esteja menstruada. Grávidas também podem submeter-se ao exame, sem prejuízo para a saúde ou a do bebê.

Câncer de útero

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Câncer de mama

Já o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o câncer de mama se tornou a forma mais comum dos tumores malignos. Com a pandemia, o mundo inteiro registrou queda nos diagnósticos e muitos tratamentos ficaram represados. A estimativa da OMS é de um aumento de até 30% nas já tão altas estatísticas de mortalidade pela doença.