Serviços gerou o maior número de empregos em outubro

O setor de serviços foi o que mais empregou em Campo Mourão no mês de outubro, com 73 novos postos de trabalho. Em seguida está o comércio (com 43 novos postos). Os dados estão no relatório divulgado nesta quinta-feira (2), desenvolvido pelo programa Vocações Regionais Sustentáveis, coordenado pelo Codecam.

Os dados apontam que o desempenho do mercado de trabalho no município continua com saldo positivo para a geração de empregos. Em outubro, foram registrados 122 novos postos de trabalho. Apesar de ser menor comparado ao mês de setembro (que registrou 234 novos postos), o mercado de trabalho está aquecido.

Segundo a equipe que elaborou o relatório, o boletim apresenta as informações divulgadas pelo Ministério da Economia por meio dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. A agropecuária e a indústria apresentaram saldo negativo de empregos neste mês.

“No que se refere ao saldo acumulado de empregos de janeiro a outubro deste ano, Campo Mourão apresentou até o momento um total de 1.411 novos postos de trabalho, sendo que, deste total, o equivalente a 40% do total de empregos foram gerados no setor de serviços”, explica o administrador, professor Rosinaldo Nunes Cardoso.

Na soma dos 25 municípios da região, os dados apontam um saldo de 3.304 empregos de janeiro a outubro. Nesse período, apenas Rancho Alegre D’Oeste apresentou saldo negativo (-1). Campo Mourão lidera, seguido de Ubiratã (269) e Goioerê (199).

A Agência do Trabalhador de Campo Mourão divulgou no início da manhã desta quinta mais de 70 cargos com vagas abertas, vários deles sem necessidade de experiência. A função de auxiliar de produção nos frigoríficos de aves de Campo Mourão e Ubiratã é a que mais tem vagas, pois apresenta grande rotatividade.

A função de mecânico automotivo é uma das que exigem experiência e com maior dificuldade de encontrar profissionais, assim como na área de vendas. Para pessoas com deficiência (PCD), há 12 vagas.