Tiro de Guerra apresenta atiradores da turma de 2020

O Tiro de Guerra de Campo Mourão realizou na manhã de domingo (1º), a formatura dos 100 novos atiradores, que vão compor as duas turmas (Alfa e Bravo) que prestarão o serviço militar neste ano. Desde o ano passado eles passaram por três etapas de seleção, que levaram em conta  condições de saúde, estudos e trabalho.

 “A prestação do serviço militar não é para trazer problema para o cidadão, mas selecionar aqueles que possam corresponder ao que esse serviço necessita na cidade”, explicou o comandante do TG, sargento Lisandro de Freitas. Os jovens que foram dispensados terão ainda que comparecer para o compromisso à bandeira, em data a ser definida.

As instruções são realizadas das 6 às 8 horas. “Além da formação militar, a característica do Tiro de Guerra é preparar o cidadão também para o serviço cívico-social, ajudando o poder público a atender a população em algumas atividades de cunho social”, explica o comandante. 

Apenas os jovens alistados moradores de Campo Mourão passam pelo processo de seleção. Quem reside em cidades da região são dispensados automaticamente. Além de familiares dos atiradores, a cerimônia de formatura contou a presença de autoridades municipais, como o prefeito Tauillo Tezelli.

Alistamento militar

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos este ano já podem fazer o alistamento, que começou em janeiro e vai até dia 30 de junho. “Muitos deixam para a última hora e acabam gerando transtorno tanto para si quanto para os órgãos que cuidam desse processo”, adverte o comandante do TG. 

O alistamento pode ser feito pela internet. Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Quem não tiver facilidade de acesso à internet ou caso o jovem não tenha CPF, deve ir à Junta de Serviço Militar levando em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.