Deus x humanidade e a liberdade de escolha, por Valdir Bonete
O Gênesis nos diz que Deus criou tudo o que existe. Depois de criar o mundo e os seres que o povoam, colocou o homem e a mulher com a liberdade de fazer escolhas. E o que o casal escolheu? Afastar-se de Deus pela desobediência, o que conhecemos por pecado.
O antigo testamento mostra o quanto os descendentes desse casal usaram e abusaram da liberdade de escolha para a perversidade. A ganância por poder, inveja, discórdias sempre marcaram essa relação de desobediência do homem em relação ao projeto de Deus. Governantes ávidos por conquistar territórios, ter o comando sobre as pessoas, mancharam e ainda mancham de sangue a terra que ganharam do Criador. Os poucos que procuravam obedecer a Deus e alertar sobre os danos que aquele modo de viver traria para a humanidade eram mortos, presos ou ameaçados. Na época os mais famosos ficaram conhecidos por profetas.
Tamanha foi a lambança da humanidade que foi necessário o próprio Deus tomar a forma humana para tentar fazer sua criação trilhar o caminho traçado por Ele. Mas bem poucos acataram o que Ele dizia e os poderosos da época, especialmente da religião, usaram do poder que tinham para acabar com a vida terrena dele. Mais uma vez a liberdade de escolha prevaleceu de forma negativa. E com apoio da sociedade da época. Gente de bem como se diz nos dias de hoje.
Por isso não caia nessa conversa que “a voz do povo é a voz de Deus”. Até hoje nunca foi. O povo gosta de obedecer quem defende seus interesses pessoais, não o projeto de Deus. Leio nas redes sociais mensagens do tipo “Hoje Deus está desatando os nós de sua vida; digite amém”. Está desatando uma ova. Deus já fez o que tinha que fazer. Você tem a liberdade de escolher desatar os nós da sua vida ou viver preso por eles. Vamos parar de atribuir a Deus responsabilidades que são nossas.
Estamos às vésperas de mais um processo de escolha. É você que sai da sua casa, vai lá de livre e espontânea vontade e faz a escolha. Depois não venha dizer que o escolhido foi “predestinado” por Deus para governar ou que “o povo” foi influenciado pela imprensa, por pesquisa, ou seja lá pelo que for. Vamos assumir a responsabilidade de nossas ações porque Deus já fez a parte dele. Aqui não tem nenhum coitadinho!!
Valdir Bonete – jornalista em Campo Mourão