Cimentando o futuro
Você sabe por que Toledo é o maior produtor de suínos do Brasil; Cascavel de frangos, Nova Aurora de peixes; Arapoti de mel; e Castro e Carambeí de leite?
Porque o Paraná desenvolveu como nenhum outro estado brasileiro a produção de milho, de soja e de energia, os principais componentes do custo de produção da suinocultura, avicultura e pecuária leiteira.
Porque as cooperativas e outras empresas privadas do agro organizaram de forma sustentável as cadeias de produção desde os produtores até os consumidores finais.
Porque os produtores paranaenses trabalham muito e usam tecnologias com alta produtividade e eficiência econômica, social e ambiental.
Porque no Paraná, essas atividades geram economias de escala em pequenas e médias propriedades.
Porque temos um porto organizado e eficiente próximo às regiões produtoras.
Porque o governo estadual e as entidades representativas dos produtores desenvolveram um sistema de defesa sanitária que funciona, combate e previne doenças.
Porque existe acesso a políticas fundamentais, como crédito – por meio da Fomento Paraná – e assistência técnica – por meio do IDR.
Porque criamos o programa Descomplica Rural, que reduziu significativamente a burocracia em relação aos licenciamentos ambientais. Um processo que levava meses, agora pode ser finalizado em apenas um dia.
Porque temos um ambiente de paz e tranquilidade no campo.
Porque foi feito árduo e longo trabalho de conquista do mercado externo, o que faz com que as carnes brasileiras cheguem hoje a mais de 150 países ao redor do mundo.
O Paraná tem cimentado o seu desenvolvimento com um planejamento voltado não só para atender à demanda presente, mas para garantir um futuro sustentável. Bases sólidas que manterão nosso estado por muito tempo no topo do ranking nacional.
UMA NOVA HISTÓRIA NO LITORAL PARANAENSE – Comecei a semana tratando com o vice-governador Darci Piana; o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler; e o secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti, das obras de infraestrutura em nosso Litoral. Em Breve, a “Nova JK” (Avenida Juscelino Kubitschek, trecho da PR-412 em Matinhos), cuja duplicação já foi assinada pelo governador Ratinho Junior, vai se juntar a todas as obras estruturais que vão mudar a história de nossas cidades litorâneas!
O investimento na JK será de R$ 34,5 milhões – a maior parte dos recursos são do caixa do governo estadual, somados a R$ 12 milhões repassados pela Assembleia Legislativa. É uma união de forças como nunca se viu em prol do desenvolvimento do Paraná!
PARANÁ COM BOLSONARO – Estive nos últimos dias com dezenas de prefeitos paranaenses, todos eles engajados na reeleição do presidente Jair Bolsonaro. O governador Ratinho Junior, um dos principais cabos eleitorais do presidente, também deve reunir os prefeitos esta semana para alinhar uma intensificação das ações na reta final da campanha. Bolsonaro é um bom presidente para o Paraná, e sua reeleição contribuirá para que nosso estado siga no caminho do desenvolvimento.
Marcio Nunes é deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná