Importância do Agrônomo

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, somos o país que mais exporta grãos de grande valor. A agricultura é algo tão essencial para o desenvolvimento do nosso país que só no último ano, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o agronegócio foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro em 2021.

Para alcançarmos esse patamar e ter sucesso na agricultura é fundamental a ação de uma profissão em específico, os engenheiros agrônomos. São estes profissionais que auxiliam no manejo das diferentes culturas, além de indicar tecnologias e utilizar o seu conhecimento técnico para otimizar as diferentes atividades agrícolas.

Dada a importância que essa profissão tem para a agricultura, a Agroflux preparou um artigo em homenagem a essa profissão que auxilia nosso país a ir sempre para frente.

Mas você sabe como surgiu a profissão de Engenheiro Agrônomo?

A agricultura é uma prática que tem mais de 10 mil anos, mas como ciência, com métodos padronizados, é algo recente. A primeira instituição que ensinou agronomia foi criada na Alemanha em 1802 por Albrecht Daniel Thaer.

No Brasil essa ciência começou no fim do século XIX com uma disciplina chamada de “manejo do campo”. Já a primeira escola de agronomia surgiu em 1875 em São Bento das Lajes, na Bahia, sendo fundada para especializar a mão de obra para cultivar da lavoura no país, que estava recebendo os primeiros imigrantes europeus para trabalhar no campo.

A formalização da ocupação aconteceu em 1933 por Getúlio Vargas, em que, previu a criação de conselhos que normatizaram e a execução da profissão. A lei que regulamenta a profissão é a Lei Federal 5.194/66, nela entre outros tópicos foram determinados se tem destaque para a nomenclatura que passa de agrônomo para engenheiro agrônomo.

Apesar da lei ter sido publicada em 24 de dezembro se comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo em 12 de outubro, data que Getúlio Vargas que criou os conselhos em 1933. Já no dia 13 de setembro é celebrado mundialmente o Dia do Agrônomo e de outras profissões que atuam no campo.

E afinal, o que precisa para ser um agrônomo?

Para ser um bom engenheiro agrônomo é interessante ter algumas habilidades natas como se dar bem com números, se sentir bem ao livre, estar atento às novas tecnologias e ser adaptável a atuar em diversos campos como fazenda e indústria.

É interessante ter essas habilidades, pois, estes engenheiros são responsáveis por várias etapas da cadeia de produção agrícola, como o planejamento das safras, gerenciamento das fazendas e o armazenamento do cultivo.

Além do que, eles estão presentes em várias áreas que estão despontando no mercado como a biotecnologia, sustentabilidade e tecnologia de precisão. A biotecnologia é a ciência responsável pela manipulação dos genes em que se tem aumento da capacidade de produção, algo essencial já que a população aumenta em maior proporção que os recursos produtivos.

A preocupação pela sustentabilidade é um tópico que se torna cada vez mais necessário na produção agrícola, pois, é necessário o foco não estar somente na produtividade agora, mas como será o cultivo no futuro.

Na medida que o conhecimento do ramo agrícola se aprofunda, o que se nota é um aprimoramento das práticas que denominamos agricultura de precisão. Onde se tem o desenvolvimento de tecnologias focadas para o monitoramento de todas as fases da plantação.

A Agroflux é uma empresa mourãoense focada em desenvolver tecnologias de precisão para a etapa de pulverização. Por isso contamos com um time de engenheiros agrônomos que participam desde a fase de desenvolvimento das soluções até o treinamento de agricultores, para poder criar processos que impactam o dia a dia do campo e facilitam a vida dos profissionais do campo.

Elaine de Oliveira, redatora Agroflux

FONTE:

https://www.cepea.esalq.usp.br/br

https://agriculturasustentavel.org.br/a-importancia-da-agronomia-para-o-desenvolvimento-economico-do-pais