O que é preciso para se tornar um streamer de sucesso no Brasil

A expansão do trabalho remoto é o assunto do momento no mercado. O número de pessoas trabalhando de casa criou novas classes profissionais. Dentre elas, a dos streamers. Recentemente, essa profissão ganhou notoriedade no Brasil, embora já seja levada a sério no exterior há mais tempo. Saiba mais sobre as dores e as delícias dessa nova profissão, que pode receber tão bem quanto qualquer apresentador de TV.

Um mundo de opções

A maioria de nós cresceu assistindo jogos ao vivo, narrados na televisão. Fosse a competição que fosse, a presença imaterial do narrador era – e é – certa. Afinal, qualquer competição fica muito mais interessante quando entendemos o que se passa e o narrador está para explicar. A função do streamer hoje, de alguma forma, se aproxima dessa do narrador clássico.

Sem a tradição e o traquejo de radialista dos narradores mais famosos, os streamers tomam conta da internet, narrando os jogos virtuais mais diversos; desde FIFA até League of Legends. Existem também diversos streamers de jogos de cassino, que comentam torneios e fazem resenhas de jogos de caça-níqueis.

Olhos vidrados na tela

A profissão ganhou notoriedade na medida em que os torneios de eSports ganharam fama e cobertura midiática. As melhores plataformas para a transmissão desses eventos no país são Twitch TV, YouTube, NimoTV, Facebook Gaming e o Mixer. Essas plataformas conectam gamers, streamers e espectadores, onde são transmitidos também talk shows e salas de bate-papo.

Top 5 dicas para iniciantes

Para quem está do outro lado da tela, a vida de streamer pode parecer fácil. Afinal, os salários podem chegar aos R$ 500 mil mensais, como no caso do experiente Alexandre Borba Chiqueta, também conhecido como Gaulês. Entretanto, para chegar ao sucesso nessa profissão, é necessário trabalhar muito e trabalhar com inteligência. Confira abaixo as principais dicas para quem deseja se estabelecer no setor.

Equipamento mínimo

O computador é a ferramenta de trabalho mais importante de qualquer streamer. Portanto, seu computador pode precisar de um upgrade nas placas de vídeo e áudio, além da memória. Para ser competitivo, o conteúdo precisa primeiramente ter alta qualidade de áudio e vídeo, além de não travar constantemente.

Escolhendo uma identidade

Como diz o ditado, pedra que rola não cria limo. Defina um conteúdo, uma identidade e um público alvo, antes de vir a público. Acima de tudo, mantenha-se fiel a esta identidade, pois é ela que vai cativar seus seguidores.

A voz do povo

Diferente de quem assiste, passivamente, a um jogo na televisão, a audiência dos jogos online é muito mais engajada e interativa. Portanto, é necessário conversar com o público constantemente, para mantê-lo interessado e fazê-lo voltar.

Autocrítica

Um senso apurado de autocrítica é essencial para qualquer profissional. Só assim, é possível identificar nossos pontos fortes e onde precisamos melhorar. Assista seus vídeos, depois das transmissões. Assista também outras transmissões, boas e ruins, para ter referências e novas ideias.

Conclusão

Foto: Pixabay

O ramo de live streaming está em franca expansão e já existem até mesmo cursos para esta profissão emergente. Nestes cursos, os futuros streamers aprendem sobre monetização, alcance e engajamento, além de aprender como operar as principais plataformas. O aumento da procura por este nicho de mercado tende a profissionalizar ainda mais o ramo.