Dia do Desafio agita Campo Mourão e região nesta quarta-feira

Um desafio em que cidades do mesmo porte do mundo inteiro disputam quem envolve mais moradores em pelo menos 15 minutos de atividades físicas. Essa é a proposta do Dia do Desafio, que será realizado nesta quarta-feira, 29 de maio. Em Campo Mourão está prevista uma cerimônia no palco da Praça São José, às 9 horas, coordenada pelo SESC, responsável pelo registro das atividades. Se chover vamos fazer no SESC mesmo, informou a gerente executiva Thiana Jo Anne Costa.

Outras 21 cidades da região também confirmaram participação para enfrentar outras cidades. O Dia do Desafio é apenas um dia, mas é importante para lembrar que a atividade física é essencial para a saúde do corpo e até da mente. Essa ação só terá resultados com a participação de todos, por isso agradecemos as parcerias com os municípios, destacou Thiana.

Além de 15 minutos de atividades físicas na praça, 50 empresas da cidade também confirmaram participação. Monitores do SESC estarão em cada uma durante o dia coordenando os exercícios por 15 minutos, explicou a gerente. Também estão previstas atividades em espaços públicos, como escolas, associações, entre outros.

Cada pessoa ou agremiação que fizer qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos deve comunicar ao SESC por telefone ou diretamento no endereço na internet (https://www.sescpr.com.br/projeto/dia-do-desafio/). O resultado é tomado como base no percentual de participantes no município.

Iniciado há 24 anos, o Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em prol da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. Como o sorteio das cidades desafiantes do ano passado tem validade de três anos, os confrontos na região serão os mesmos de 2018. Campo Mourão, por exemplo, enfrenta a cidade de Chía, da Colômbia.

Confrontos do Dia do Desafio na região

Altamira do Paraná x Paulistânia (São Paulo)

Boa Esperança x Ocauçu (São Paulo)

Campina da Lagoa x Quixelô (Ceará)

Campo Mourão x Chía (Colômbia)

Engenheiro Beltrão x Crissiumal (Rio Grande do Sul)

Farol x Flora Rica (São Paulo)

Fênix x Vale Real (Rio Grande do Sul)

Goioerê x Buey Arriba (Cuba)

Jussara x Marabá Paulista (São Paulo)

Luiziana x Barra do Rio do Sul (Santa Catarina)

Mamborê x Anolaima (Colômbia)

Mato Rico x Mirasselva (Paraná)

Nova Cantu x Novo Cabrais (Rio Grande do Sul)

Peabiru x Florencia (Colômbia)

Quarto Centenário x Zacarias (São Paulo)

Quinta do Sol x Emilianópolis (São Paulo)

Rancho Alegre D’Oeste x Novo Itacolomi (Paraná)

Roncador x Três Barras (Santa Catarina)

Terra Boa x Cucunubá (Colômbia)

Barbosa Ferraz x Solosuchiapa (México)

Janiópolis x General Enrique Estrada (México)

Iretama x Nombre de Dios (México)