Unespar oferece curso preparatório gratuito para Encceja 2019

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão está oferecendo curso preparatório gratuito para o ensino fundamental para candidatos que desejam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019.

As provas do Exame serão realizadas no dia 25 de agosto. O local ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Interessados em participar do curso devem se inscrever até o dia 26 deste mês, no patronato de Campo Mourão, na rua Guarapuava, 993, centro. Para mais informações, o telefone para contato é o (44) 3810-8662.

O período de realização do curso preparatório é o seguinte: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação física, artes e redação (de 29/7 a 2 de agosto); ciências, de 5 a 9 de agosto, história e geografia, de 12 a 16 de agosto, e matemática, de 19 a 23 de agosto. As aulas serão realizadas na Unespar das 13h30 às 17h30 (salas E-10 e E-11) e no Colégio Estadual das 19 às 23 horas (salas 21 e 22).

O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Com o Exame, o Inep oferece uma nova chance para essas pessoas concluírem etapas da educação e, com a certificação, criar melhores oportunidades.

Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. A inscrição e a participação nas provas não dão direito à certificação ou à declaração.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.