Universitários de TADS do Integrado desenvolvem aplicativo para fomentar a leitura

Desenvolver o hábito da leitura passa por diversas questões, como educação, prática e até mesmo dispor de tempo. Para os brasileiros, o tempo disponível para ler é a principal justificativa para a falta da prática da leitura. De acordo com dados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Esse número, considerado baixo, pode ser mudado com boas iniciativas.

Em Campo Mourão, acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Centro Universitário Integrado desenvolveram um aplicativo para fomentar o hábito da leitura. O aplicativo Papa Livros, desenvolvido pelos universitários do 5º período, Renan Rodrigues Pau Branco e Leonardo Silveira de França, surgiu através da disciplina Projeto Interdisciplinar, no primeiro semestre de 2019.

O principal objetivo do Papa Livros é aumentar/criar o hábito da leitura dos usuários, além de incentivar e facilitar o compartilhamento da leitura, oportunizando novas experiências, como troca e doação de livros com amigos, colegas e até mesmos com desconhecidos. Mais que apenas ler, os usuários compartilham conhecimento, novas histórias e até mesmo novas amizades entre eles.

De acordo com um dos desenvolvedores do aplicativo, a ideia surgiu como uma meta pessoal. Ele queria aumentar o próprio hábito da leitura, porém, não tinha nenhum livro. Assim surgiu a ideia de ter um canal onde cada um pudesse doar ou emprestar livros e outros usuários pudessem recebê-los. Para acessar o aplicativo, os interessados devem entrar no site: papalivros.net.br e realizar um cadastro. A plataforma é intuitiva e de fácil usabilidade. Nela, os usuários podem cadastrar os livros, emprestar, doar e interagir. O aplicativo é gratuito e já está disponível.