Garantir incentivos fiscais para setor de tecnologia é fundamental para o país, diz Rubens Bueno

Defensor de maior investimento nos setores de pesquisa e inovação do país, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) ajudou a aprovar nesta terça-feira (30) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 10/21) que exclui da política gradual de desonerações os incentivos e benefícios fiscais e tributários para empresas de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e de semicondutores. A matéria será enviada ao Senado.

“Garantimos que essas empresas não serão atingidas pelos cortes de incentivos fiscais que começarão a ser adotados pelo governo. Além disso, estamos estabelecendo equilíbrio entre as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus e as de outros estados que contam com empresas de tecnologia. Infelizmente esse governo vem cortando investimentos em ciência e tecnologia. Mas aqui na Câmara buscamos reverter essa situação”, disse o deputado.

De acordo com o relatório apresentado durante a votação da matéria, os incentivos são responsáveis por meio milhão de empregos e ajudaram a abrir 377 centros de pesquisa no Brasil. Mais de 120 cidades brasileiras têm indústrias de eletroeletrônicos.

“Essa medida que aprovamos é essencial para alavancar nosso desenvolvimento e proteger nossas indústrias, que já enfrentam uma forte concorrência dos produtos importados da Ásia”, reforçou o deputado.