Justiça Eleitoral pede que mesários cadastrem CPF como chave Pix para receber benefício

Os cerca de 1.000 mesários e auxiliares que atuarão nas Eleições deste ano em Campo Mourão devem fazer a chave Pix com o número do CPF para que possam receber o vale alimentação no dia do pleito – 2 de outubro. O alerta é da Justiça Eleitoral. Neste ano, o benefício pago aos colaboradores de eleição será de R$ 40,00 por turno.

A opção pela ferramenta Pix torna o pagamento mais ágil e simples, favorecendo o recebimento do valor pelos beneficiários sem burocracias. Conforme a Justiça Eleitoral, os colaboradores deverão ter conta em qualquer banco. “Caso a chave seja outro dado, como celular ou e-mail, o beneficiário deverá cadastrar o CPF como chave”, ressalta a Justiça Eleitoral.

O procedimento de alteração/inclusão é fácil e pode ser realizado no aplicativo do banco. O número do CPF dos beneficiários deve ser informado ao Cartório Eleitoral. Caso a pessoa tenha atualizado o cadastro eleitoral recentemente, o CPF já consta no banco de dados da Justiça Eleitoral. Os valores serão creditados após a eleição. A data será divulgada posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Título eleitoral

Outro alerta ao eleitor que perdeu o título eleitoral ou teve o documento extraviado é que o último prazo para regularizar a situação é até esta quinta-feira (22), 10 dias antes do primeiro turno do pleito. O cidadão deve solicitar a segunda via no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro.

Para a emissão da segunda via do título o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.

Neste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.

O título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.

Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.