59 anos: Quinta do Sol abre programação de aniversário

A prefeitura de Quinta do Sol abre nesta quinta-feira (14), a programação da Exposol 2023, festa alusiva aos 59 anos de emancipação político-administrativa da cidade, que segue até o dia 17 (domingo). Entre as atrações estão: o prato típico, Leitão ao Fogo de Chão, shows com artistas renomados nacionalmente, praça de alimentação, parque de diversões, entre outras. As festividades serão realizadas no Centro de Eventos.

O aniversário do município é comemorado hoje. O prefeito da cidade, Leonardo Romero (PSD), disse que a cidade chega aos 59 anos de emancipação com avanços importantes em infraestrutura para mais qualidade de vida aos moradores. Em sua gestão, por exemplo, explicou que melhorias vêm sendo realizadas em todos os setores da administração pública.

O prefeito citou atenção à educação, com reestruturação de escolas, desde a merenda escolar ao material didático fornecidos aos estudantes; na Saúde, com programas implantados atendendo a população mais distante da sede do município no aconchego de sua casa, entre outras melhorias; execução de obras de infraestrutura na zona urbana e rural com pavimentação asfáltica e recuperação e readequação de estradas rurais; além de projetos na geração de emprego e renda.

“Sabemos que podemos melhorar ainda mais e estamos trabalhando para isso. Desde o início da nossa gestão estamos focados em estruturar o município em todas as áreas buscando mais qualidade de vida à nossa população. Para isso, eu e meu vice, o Lucas Florêncio, não estamos medindo esforços”, afirmou.

Convites do prato típico

Os convites para o almoço com Leitão ao Fogo de Chão estão à venda no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, Escolas Municipais Ana Cláudia e São Judas Tadeu, Apae e Lar dos Velhinhos. A comissão organizadora da festa colocou 800 ingressos à venda, a R$ 50,00 cada um. Toda a renda do evento será revertida a essas entidades participantes. Romero lembrou que a administração municipal vem planejando as festividades desde o início do ano.

Romero disse que é grande a expectativa para as festividades do município. Ele espera um grande público local e de outras cidades da região. Por dia, o gestor prevê a participação na festa, de pelo menos três mil pessoas.

Conforme divulgado pelo município, a programação artística é a seguinte: 14 de dezembro (quinta-feira), show com a dupla nacional Jads e Jadson; dia 15 (sexta-feira), show com Luan Pereira, dia 16 (sábado), show nacional com Gilberto e Gilmar e DJ Chris no Beat e, encerrando a programação, almoço no dia 17 (domingo), a partir das 11 horas, com o prato típico Leitão ao Fogo de Chão. “Será uma grande confraternização de nossa cidade, mas ao mesmo tempo um momento de lembrar a história de nosso município”, falou o gestor ao convidar a população a participar da Exposol.

Programação da festa

Quinta-feira (14)
Show com Jads e Jadson

Sexta-feira (15)
Show com Luan Pereira

Sábado (16)
Show com Gilberto e Gilmar e DJ Chris no Beat

Domingo (17)
Almoço com o prato típico Leitão ao Fogo de Chão

A praça central da cidade (foto) é um grande círculo. E é de lá onde saem oito ruas. Como os raios de sol. O desenho foi perfeitamente projetado no início do município.

Quinta do Sol, a cidade dos astros

A pequena Quinta do Sol, município distante quase 50 quilômetros de Campo Mourão, é diferente de todas as outras. Lá, ao invés de pessoas, as vias têm nomes de astros. O que, de certa forma, deixa a vida mais divertida para aquelas bandas.

Mas isso nem sempre foi assim. O município foi criado em 64. Até 1977, as ruas tinham nomes de capitais e estados brasileiros. Uma lei mudou tudo. Ela foi indicada pelo então vereador Raimundo Targino de Melo. “Havíamos saído de uma administração ruim. Usamos a astrologia para tentar que a cidade melhorasse”, brinca ele, em recente entrevista ao jornalista Dilmércio Daleffe, da TRIBUNA. Passado o tempo, as vias continuam levando nomes de astros. Raimundo, disse que se motivou pelo astro rei, o sol, para dar os nomes. E a ideia emplacou.

Quinta do Sol é mesmo diferente das outras. Principalmente, devido aos nomes de vias. Mas se revela uma cidade pacífica. De gente trabalhadora. Onde a calmaria predomina. E ainda, se escuta o assoviar do vento. Por lá também existem as ruas Centauro. Um tipo de corpos menores do sistema solar que orbitam entre Júpiter e Netuno. Cometa. Marte.

O nome da cidade tem origem em sua colonização portuguesa. A palavra “quinta”, em Portugal, significa “grande fazenda”. E “sol” vem da escala musical. A quinta nota. No brasão de Quinta do Sol há a representação de uma propriedade rural e a notação musical de uma clave de sol. A cidade também é marcada pela forte colonização japonesa e também de paulistas, mineiros e nordestinos, que vieram para a região atraídos pela cultura do café e hortelã nas décadas de 1950 e 1960.

A praça central é um grande círculo. E é de lá onde saem oito ruas. Como os raios de sol. O desenho foi perfeitamente projetado no início do município. Tornando-o mais diferente ainda das demais cidades brasileiras. Hoje, segundo dados do IBGE/2022, a população é de apenas 5.001 habitantes.