‘A hora que eu te pegar vou mostrar onde você deve rasgar’, desabafa vereador sobre vandalismo

Indignado com a onda de atos de vandalismo, que vem gerando prejuízos aos cofres públicos e transtornos à população, o vereador de Engenheiro Beltrão, Hermes da Silva, mais conhecido como “Americano”, usou suas redes sociais e mandou um recado, a quem ele disse saber que está praticando esses crimes. “Eu sei quem é você. A hora que eu te pegar vou mostrar onde você deve rasgar”, falou.

O desabafo foi em referência a danos causados por vândalos ao alambrado da quadra de esportes do Conjunto Paraíso das Rosas. Por várias vezes o local tem sido alvo deste tipo de crime. O bandido cortou parte da tela para acessar o interior da quadra. Rastros do vândalo ainda estavam no local, falou “Americano”.

“Abomino o ato de vandalismo. Estou na sua cola. Já avisei o delegado. Eu não vou nem falar o seu nome. Mas vamos ter que acabar com esta prática. Vem um maldito deste e faz uma coisa dessa. Eu não sei qual qualificação dou para um animal deste. Estou revoltado. E se eu te pegar vou mostrar para vocês onde você vai rasgar. Seu idiota”, reafirmou o vereador, que esteve no local verificando o conserto feito novamente pela prefeitura.

“Americano” citou outras ações de vândalos no bairro. Segundo ele, uma quadra sintética na localidade também vem sofrendo com este tipo de prática criminosa. Conforme o parlamentar, cortaram fios da rede elétrica do espaço, e quebraram as traves do campo sintético. “Aí fica o vereador aqui com a ‘cara de tacho’ indo lá pedir para o prefeito vir arrumar para organizar o bairro”, desabafou.

O vereador disse que é preciso fazer algo para coibir o vandalismo que, segundo ele, virou rotina na cidade. “A gente tenta fazer a coisa ficar boa e bonita. O prefeito está atendendo a população e vem um idiota deste destruir o que está feito. Quem a gente pegar praticando ato de vandalismo vamos punir severamente. Vamos ter que acabar com isso. Não é possível que nós cidadãos vamos continuar aceitando este tipo de crime que acontece na nossa cidade”, acrescentou.

Na região

Atos de vandalismo tem causado prejuízos constantes em outros municípios da Comcam também. Os criminosos agem geralmente à noite ou durante a madrugada, o que dificulta sua identificação e prisão.

Em Campo Mourão, por exemplo, durante a noite desse domingo (6), foi furtado o relógio de energia elétrica da Unidade de Saúde do Jardim Alvorada. Por isso o atendimento foi suspenso temporariamente nesta segunda-feira (7). A Secretaria de Saúde registrou Boletim de Ocorrência e comunicou a Copel para reposição do equipamento.

Já em Roncador, vândalos causaram a depredação do Parque Mário Kovalek. Segundo a prefeitura, o banheiro público do lago, recém-inaugurado, foi alvo dos criminosos. “A equipe de Fiscalização foi acionada por denúncia. Ao chegar no local o banheiro estava com a porta arrombada. Além disso, uma das luzes do canteiro central foi quebrada”, informou o município.

O prefeito de Roncador Vivaldo Lessa, afirmou que condena, todo e qualquer ato de violência e repudia qualquer prática de vandalismo ‘em qualquer instância, local ou circunstância’. “Pedimos a toda a comunidade que defenda a preservação do patrimônio público denunciando atos dessa natureza”, falou ele.

Na região, prefeitos têm sofrido também com o furto de fiações elétricas de espaços públicos. Os bandidos furtam o material para revender o cobre. Situações foram relatadas nas cidades de Araruna, Farol, e Barbosa Ferraz. Em Araruna, por exemplo, o prefeito Leandro de Oliveira, informou que nos últimos meses a prefeitura gastou mais de R$ 10 mil com reposição de fiações elétricas furtadas. Em alguns casos, os bandidos chegam a cavar a terra para retirar fios subterrâneos.