Caminhada na Natureza, de Juranda, mantém inscrições abertas

Continuam abertas as inscrições para a 1ª Caminhada Internacional na Natureza na cidade de Juranda, circuito Sanga Funda. O evento será no próximo domingo (28), devendo reunir mais de 500 participantes de toda a região.

Interessados podem se inscrever na prefeitura do município, pelo telefone (44) 3569-1185; IDR 3569-1457 e e IDR-Regional, em Campo Mourão, no número (44) 3518-4300 ou ainda pelo link: https://tinyurl.com/mvf7p78z. Os caminhantes terão opção de café a R$ 15,00 e almoço, R$ 30,00 (opcionais). A largada será às 8 horas.

“Nosso município possui grandes riquezas naturais e está muito bem localizado. Será uma excelente oportunidade para conhecerem um pouco da nossa história”, comentou a prefeita de Juranda, Leila Amadei. Até a tarde desta segunda-feira (22), 168 pessoas já tinham feito a inscrição. “Convidamos toda região a visitar a nossa cidade e participar da Caminhada”, ressaltou Leila.

O evento é realizado em parceria entre o Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e prefeitura do município. O IDR está aprimorando as metodologias das Caminhadas na Natureza para valorizar o turismo rural. A ideia é promover oficinas com os municípios, agricultores e organizadores para tirar mais proveito do potencial econômico da prática e profissionalizar a venda de produtos.

O chefe do escritório regional do IDR-PR, em Campo Mourão, Jairo Quadros, comentou que as Caminhadas na Natureza permitem que as pessoas conheçam o meio rural, aprendam a conservar o meio ambiente e a valorizar os produtores locais. “Isso tudo passando por propriedades rurais e destinos que muitas vezes fogem do conhecimento de quem mora em cidades”, observou.

A Caminhada Internacional na Natureza completa em 2022, 17 anos no Paraná. O primeiro circuito foi realizado em 2005 em São Miguel do Iguaçu, no Oeste paranaense. “Na região da Comcam tem sido um sucesso fomentando a economia, promovendo a agricultura familiar”, destacou o coordenador regional das Caminhadas, Clóvis Rosa.

Na região, a cada edição o evento reúne entre 500 a 600 participantes. O percurso varia sempre de 12 a 14 quilômetros. Rosa destacou ainda que sempre tem se buscado a inclusão produtiva dos agricultores familiares nos roteiros percorridos pelos caminhantes.

A Caminhada Internacional na Natureza é um projeto de turismo rural importante na região dinamizando a economia local. A ideia, com os eventos, é capitalizar a agricultura familiar para que os produtores melhorem sua renda e sucessão familiar na propriedade rural.

Cada circuito é único, construído a partir da cultura local, levando em conta a história da cidade ou daquela localidade. Alguns passam por dentro de propriedades rurais, por trilhas no meio da mata, e outros seguem por caminhos com grande apelo turístico. Outros passam por lugares históricos ou por colônias que mostram o roteiro da imigração na região da Comcam.