Com vacinação paralisada novamente, região receberá mais 12 mil doses na quinta

A vacinação contra gripe voltou a ser paralisada em algumas cidades da região por conta da alta procura, que esgotou as doses. Nesta Semana, a 11ª Regional de Saúde vai receber mais um lote com mais 12 mil doses do medicamento. 

Em Campo Mourão, por exemplo, conforme comunicado publicado pela prefeitura em sua página oficial do Facebook, a campanha contra influenza está suspensa temporariamente nos próximos, até a chegada das novas doses da vacina. O medicamento é repassado pelo Ministério da Saúde ao Estado, que por sua vez encaminha às regionais, que distribui aos municípios. 

De acordo com informações, para se ter ideia da alta procura, somente na semana foram imunizadas cerca de 7 mil pessoas contra gripe em Campo Mourão, incluindo profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos, grupo prioritário nesta 1º fase da campanha. O público de idosos a ser vacinado na cidade é de cerca de 10,5 mil pessoas enquanto os profissionais da saúde ultrapassa 2 mil. 

De acordo com o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, a região recebeu na última quinta-feira 12 mil doses da vacina e está prestes a receber nesta quinta-feira (2), mais 12 mil doses que serão distribuídas aos municípios para retomada da imunização. 

“Em toda a região a procura está muito alta”, falou Siqueira, ao comentar que a população, com medo do Coronavírus, não está perdendo tempo este ano. “Nunca registramos uma procura tão alta pela vacina”, ressaltou, ao comentar que em outros anos foi adotada a mesma sistemática e em nenhum momento o estoque foi zerado. 

Este ano a vacinação é realizada em escolas da rede municipal em Campo Mourão. Somente na Vila Guarujá e Distrito de Piquirivaí será nas Unidades de Saúde. Os locais de vacinação por bairro são: Cidade Nova (Escola Cidade Nova); Cohapar (Escola Eroni Maciel Ribas); CSU (Escola Parigot de Souza); DAMFERI (Escola Constantino Lisboa de Medeiros); Lar Paraná (Escola Monteiro Lobato); Jardim Modelo (Escola Ethanil Bento de Assis); Jardim Paulista (Centro da Juventude); Tropical (Escola Domingos José de Souza) e Vila Urupês (Escola Urupês). Para vacinação de idosos acamados familiares devem entrar em contato pelo telefone da Secretaria de Saúde (44) 3018-1630.

Na Comcam, um total de 128.846 pessoas deverá se vacinar contra a gripe. A campanha acontece em três etapas. Idosos e profissionais de saúde foram contemplados nesta primeira fase da campanha de vacinação, que segue até dia 16 de abril. A segunda etapa será a partir de 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.