Patrulha rural já recuperou quase 200 km de estradas na Comcam

Em funcionamento há um ano e quatro meses, a patrulha rural do Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam) segue a todo vapor. Neste período, já recuperou quase 200 quilômetros de estradas rurais (182 km) em vários municípios da região consorciados, levando mais segurança e comodidade aos usuários, além de economia às prefeituras. Os trabalhos beneficiam centenas de famílias que residem na zona rural.

Atualmente o conjunto de máquinas, composto por caminhões caçamba basculante; escavadeira hidráulica; motoniveladora; retroescavadeira; rolo
compactador vibratório; pá-carregadeira; e um trator agrícola, está atendendo a cidade de Altamira do Paraná. Mais um caminhão será entregue neste ano, pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) para compor a frota de equipamentos.

O coordenador de infraestrutura da patrulha rural, Fernando José da Silva, explicou que estão sendo atendidos os municípios que estão enviando planos de trabalho solicitando as máquinas conforme as necessidades e demanda de serviços a serem executados. Ele avalia os serviços como bastante positivos até o momento.

“Para se ter ideia, no começo de 2022, a SEAB nos deu uma meta de atingir anualmente 46 quilômetros de execução de serviços com os equipamentos nos municípios. Mas fomos muito além, alcançamos 182 km. Isso mostra que o consórcio segue firme e com responsabilidade com seu trabalho junto aos municípios associados”, destacou Silva.

Os municípios atendidos até o momento, conforme plano de trabalho apresentado ao Comdescom foram: Ubiratã; Roncador; Quinta do Sol; Barbosa Ferraz; Engenheiro Beltrão; Corumbataí do Sul; Terra Boa; Araruna; Altamira do Paraná e Iretama. Restam ser atendidos: Campo mourão e Janiópolis. “Não fosse os dias de serviço paralisados por conta das chuvas já teríamos atendido todos os municípios consorciados”, frisou o coordenador.

O presidente da Comcam/Condescom, Leandro César de Oliveira, prefeito de Araruna, comentou que colocar as máquinas em funcionamento era um anseio dos municípios e uma de suas prioridades, quando assumiu o Consórcio ainda em 2021. “São máquinas novas e modernas que dão muito mais agilidade aos trabalhos”, observou o gestor que está no segundo ano como presidente da Comcam. Ele foi eleito em 2021 sendo reeleito no ano seguinte.

Oliveira lembrou que os municípios da região são essencialmente agrícola e que a conservação das estradas rurais está entre as principais demandas da comunidade. “O produtor precisa de estradas boas para escoar a sua produção. Além disso, uma estrada bem conservada gera mais segurança a todos os usuários, inclusive ao transporte escolar nos municípios”, comentou. Ele disse que a expectativa para 2023 é colocar também em funcionamento a patrulha urbana, para obras de recape e pavimentação asfáltica dentro das sedes dos municípios. Algumas máquinas já estão em processo de licitação. “Importante destacar que só conseguimos estas ações e o fortalecimento do Condescom graças à união dos demais prefeitos”, falou.

Ferramenta do desenvolvimento
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, foi o primeiro a ter o município atendido pela patrulha. Foram 10 quilômetros de estradas rurais recuperadas e readequadas no distrito de Yolanda e microbacias recompostas. “A estrada rural é o principal insumo que o município pode dar ao produtor para ele ter sucesso na sua produção. Se não tiver um transporte seguro, ágil e confortável, não tem sucesso na produção. É o que podemos fazer para otimizar a economia de Ubiratã”, disse o prefeito, ao elogiar o serviço. “A patrulha do Condescom é uma ferramenta muito importante que leva o desenvolvimento aos municípios”, comentou.

Já em Roncador, foram 14,54 quilômetros de estradas que receberam melhorias pela Patrulha Rural do Condescom. No município foi feito o alargamento para 7 metros de um trecho de 14,54 quilômetros e cascalhamento da via de acesso da rodovia PR-239 ao entreposto Coamo Tricolor. “Um trabalho excepcional e de extrema importância”, observou o prefeito da cidade, Vivaldo Lessa. Ele comentou que os trabalhos geraram mais conforto e segurança aos usuários em geral. “O trabalho foi feito graças a parceria com o Condescom. Sozinhos não conseguiríamos”, acrescentou.

Outros também a elogiarem os trabalhos da patrulha são o prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero e vice-prefeito, Leandro Lucas Florêncio. No município foram recuperados 14 quilômetros de estradas rurais. Uma parte recebeu, inclusive cascalho. “Um trabalho fenomenal realizado, gerando condições aos nossos produtores de escoar sua produção com tranquilidade. Além disso, estrada boa gera mais segurança e conforto aos usuários em geral contribuindo para o desenvolvimento do município”, disseram.

Os gestores destacaram que o município é essencialmente agrícola e que obras que envolvem a manutenção das estradas rurais é uma das principais demandas. “Além da produção de grãos temos produtores de leite, criadores de frango, entre outras atividades que necessitam das estradas em condições favoráveis”, afirmaram.

A Patrulha
A patrulha rural foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões. As máquinas entraram em funcionamento somente mais de um ano após a aquisição devido entraves burocráticos. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, núcleo Regional de Campo Mourão, acompanha os trabalhos na conferência dos projetos.

Para receber a patrulha, os municípios devem apresentar um plano de trabalho detalhado ao Condescom sobre as obras que serão executadas. Neste sentido o IDR-PR tem uma equipe técnica que vem verificando trechos que receberão os serviços para elaboração de um relatório técnico de vistoria em que são verificados quais serviços necessários em relação a obra demandada.

Entre as regras, as máquinas devem seguir sempre em comboio aos municípios. Ou seja, não é permitida a divisão da patrulha atendendo mais de uma cidade ao mesmo tempo. Além disso, os municípios estão colocando seus próprios servidores para operar as máquinas.