Programa ‘Compra Direta’ conclui entrega de alimentos em Barbosa Ferraz

O Programa “Compra Direta”, do Governo do Estado, concluiu a entrega de alimentos pelos produtores rurais familiares às instituições do município. A entrega dos produtos é feita pela Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz.

Os alimentos foram distribuídos ao Lar dos Idosos Santa Rita, Casa Lar e ao CRAS, e Unidade de Acolhimento Casa Lar, instituição que recebe crianças em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 200 famílias em situação de insegurança alimentar foram beneficiadas pela distribuição dos alimentos. 

Atualmente, a Casa Lar, abriga cinco crianças em situação de vulnerabilidade, enquanto o Lar dos Idosos Santa Rita, 30 idosos. Todos terão suas refeições enriquecidas com os produtos entregues todas as quartas ou quintas-feiras.

A produtora rural Mirian Colombo, comentou a importância do projeto. “O programa ajudou diretamente nas nossas finanças já que a feira estava parada devido a pandemia. Quem produz verduras estava com medo até de perder o que já estava semeado. O projeto serviu também para estimular a gente investir no próprio negócio, pois eu mesma até comprei outra máquina de fazer biscoito para atender a demanda e outras que virão”, frisou. 

De acordo com o extensionista do IDR de Barbosa Ferraz, Marcelo Agenciano, o projeto cumpriu sua função social ao fortalecer a agricultura familiar dinamizando a economia local em plena pandemia de coronavírus. “Que sempre continuemos fomentando a agricultura familiar”, destacou. 

Em Barbosa Ferraz, o projeto foi executado durante três meses com investimento de R$ 74.482,92. O programa contou com o apoio de entidades sociais do município como CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Casa Lar de Barbosa Ferraz e Lar dos Idosos Santa Rita.  Os recursos movimentaram a economia de 32 famílias de agricultores familiares, vinculados à Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF), dando mais esperança ao pequeno produtor. 

A responsável pelo Lar dos Idosos Santa Rita de Barbosa Ferraz, Zegilda Cafisso, disse que os alimentos fazem toda a diferença no município, principalmente neste momento de pandemia. “O ato de lembrarem do Lar e de seus moradores faz toda a diferença, por isso nosso agradecimento pelo empenho de todos”, reconheceu.

No Paraná, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) prevê um investimento de R$ 20 milhões com o programa, que tem como foco principal promover o acesso à alimentação saudável à população mais carente, incentivando a agricultura familiar, ampliando a geração de renda e fortalecendo o desenvolvimento local.

Do projeto a assistência técnica

O IDR – Paraná participa na elaboração do projeto e na assistência na produção dos itens entregues como: folhosas, repolho, abobrinha verde, abóbora madura picada, morango, maracujá, banana, beterraba, batata doce, vagem, biscoito de sal e de doce, pão caseiro; lembrando que estes mesmos produtos são encontrados na Feira do Agricultor de BF que ocorre toda terça e sexta a tarde no espaço da mesma. 

Além da melhoria de renda e qualidade de vida, o projeto também despertou nos produtores a importância do associativismo. “Eles puderam ver que somando os esforços individuais, seria mais fácil alcançar o objetivo comum de organizar comercialização e vender mais, agora aguardam novos projetos e se organizam para novos mercados”, frisou Agenciano.