Vereadores irão em comitiva a Curitiba para cobrar ações contra dengue na região

O presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Valdir Hermes da Silva, vereador de Engenheiro Beltrão, anunciou nesta sexta-feira (14), durante reunião na sede da entidade, que uma comitiva de vereadores irá a Curitiba na sexta-feira da próxima semana, participará de uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde para cobrar mais ações do Estado no combate á dengue na região da Comcam.  

A reunião está agendada para as 10 horas. Já na parte da tarde, a comitiva entregará pessoalmente requerimentos ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para que faça melhorias nas estradas da região, já que muitos trechos estão tomados por buracos. “Em relação à dengue é obrigação do vereador também se engajar nesta luta, não podemos ficar omissos ao problema”, cobrou Silva, ao reconhecer os esforços da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão nas ações de combate e dos próprios municípios. 

O presidente da Acamdoze comentou que a cada semana a situação fica mais crítica na região em relação à dengue, já que os números não param de aumentar. Para se ter ideia da semana passada para esta, os casos saltaram de 2.475 para 3.190, ou seja, 715 novas confirmações, um aumento de 22,4%. A doença avança mesmo com os municípios implantando várias frentes de ações emergenciais. Já foram registradas 5 mortes pela doença na região, 3 em Nova Cantu, uma em Barbosa Ferraz e uma em Peabiru. 

Também, mais uma cidade passou a enfrentar epidemia: Engenheiro Beltrão, com 566 casos. As cidades de Barbosa Ferraz; Iretama; Juranda; Nova Cantu; Peabiru; e Quinta do Sol já se encontravam nesta situação. A Comcam contabiliza 7.274 notificações da doença. “Infelizmente a dengue tomou proporções alarmantes na região, não podemos deixar que este mosquito continue matando mais pessoas”, falou Silva. 

Os municípios da região vêm agindo com várias frentes de trabalhos no combate ao Aedes aegypti, como arrastões, eliminação de criadouros, uso do fumacê, campanhas de conscientização e, inclusive, implantado leis mais rígidas que preveem punições severas ao morador onde forem encontrados focos de dengue. 

De acordo com o boletim que monitora a doença, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o município com maior índice de infestação predial do Aedes aegypti no Paraná é Terra Boa, com 14,80% IPP por 100 mil habitantes. Até o momento, a doença atingiu 23 dos 25 municípios da região. “Por isso estaremos cobrando mais ações do estado na região da Comcam, que é enfrenta uma das piores situações do Estado em relação à dengue”, ressaltou Silva. 

Assembleia

Durante o encontro, ficou definido também que a assembleia geral ordinária da Acamdoze será realizada no próximo dia 7 de março, a partir das 9 horas, na sede da associação. Será a primeira do ano. “Até estávamos com saudade de nossa assembleia para tratarmos demandas da região”, falou o presidente da entidade, Valdir Hermes da Silva. A reunião contou com a presença do vice-presidente da Uvepar, Luciano Soares de Souza.

Os vereadores interessados já podem fazer o protocolo dos requerimentos pelo site da Acamdoze (www.acamdoze.com.br). O prazo é até o dia 2 de março. Os parlamentares têm direito a registrar no máximo seis requerimentos por assembleia, obedecendo a padrões estipulados. 

A orientação é para os documentos sejam protocolizados com antecedência para que a matéria seja analisada pelas comissões para possíveis ajustamentos. Solicitações protocoladas fora do prazo serão colocadas para apreciação em assembleia posterior. 

Mandato tampão

Na reunião, foi discutida ainda a formação de uma diretoria provisória para assumir um mandato tampão da entidade já que vários membros da atual diretoria irão disputar a reeleição este no. O prazo de desincompatibilização dos cargos é até 4 de abril. “Estamos correndo contra o tempo, temos que agilizar e encontrar pessoas que gostem realmente da Acamdoze. Já fica o convite a quem tiver o interesse”, falou Silva.