17 pacientes aguardam leitos de Covid na regional de Campo Mourão

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), baseados em números da Coordenação de Regulação do Acesso ao Serviços de Saúde, às 10 horas desta segunda-feira (8), apontam que ao menos 17 pacientes da 11ª Regional de Campo Mourão aguardam leitos de Covid.

Destes números, cinco estão na fila de espera para vagas de UTI’s e 12 por leitos clínicos. “Os números são preocupantes e alarmantes. Infelizmente são pessoas que estão sofrendo à espera de um leito”, comentou o presidente do Ciscomcam, Rafael Brito do Prado, prefeito de Moreira Sales. 

Ele acredita que nos próximos dias não terá como o Paraná ‘fugir’ de um lockdown ‘de verdade’, com fechamento das atividades essenciais e não essenciais. “Eu acredito que teremos o verdadeiro lockdown ainda esta semana”, prevê.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, alertou durante reunião on-line de prefeitos, no fim de semana, que hoje a situação é ‘dez vezes mais grave’ que no início da pandemia. “Fui a Santa Casa e UPA. E a gente está tendo pessoas morrendo em casa e na UPA sem ter para onde levar”, falou ao defender que o Estado deveria adotar medidas até mais rigorosas, mas para o comércio como um todo. “Ou fecha tudo de uma vez, até os essenciais, ou não fecha nada”, ressaltou.

Números na Macrorregião

Conforme os números, na Macrorregião Noroeste, que abrange as regionais de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Colorado, Maringá e Sarandi, 147 pessoas estão à espera de leitos de Covid, sendo 49 de UTI e 98 de enfermaria. A regional em situação mais crítica é a de Maringá (15ª), que tem 29 pacientes esperando por vaga em UTI e 51 enfermarias. 

“Infelizmente o volume de transmissão do vírus está muito mais rápido neste momento. Não há como negar isso. Está muito acelerado e nos preocupa muito. Estamos concentrando todos os esforços para conter isso para que possamos aliviar o sistema com a liberação de vagas”, frisou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira.     

No sábado (6), a prefeitura de Campo Mourão informou que foram ativados, de forma emergencial, 6 leitos de UTI-Covid pelo SUS, pelo Governo do Paraná, na Santa Casa de Campo Mourão. Mesmo assim, conforme o último boletim divulgado pela Saúde, a taxa de ocupação continua em 100%.