Blitz educativa marca atividade do ‘Maio Amarelo’ nesta quinta em CM

Dando continuidade a Campanha Maio Amarelo em Campo Mourão, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Diretran, Detran, Fundacam, e Clube da Cultura, realizam a partir das 20h30 desta quinta-feira (9), uma blitz educativa em bares de Campo Mourão.

Com o tema Se liga no trânsito, o intuito da ação é conscientizar a população quanto aos perigos de beber e dirigir. De acordo com a Polícia Militar, grande parte dos acidentes que ocorrem em Campo Mourão envolve pessoas embriagadas. Ou seja, o objetivo da ação é trabalhar o problema na origem. A embriaguez ao volante está entre uma das maiores causas de acidentes e a maioria das vítimas são motociclistas, falou o tenente Marco Aurélio Duarte, durante o lançamento da campanha no município.

Além de orientações, os agentes oferecerão um teste etilométrico não oficial, que é um sal que muda de cor caso a pessoa tenha ingerido álcool. Esse teste mostra que, naquele momento, a pessoa não está em condições de dirigir. E ao contrário do que muitos pensam, basta um copo de cerveja para que haja alteração, comenta Josvânia Nunes da Silva, servidora do Detran, que participa das ações.

As blitze educativas são realizadas com frequência no município. No final do mês passado, por exemplo, uma ação abordou 107 pessoas e fez a distribuição de 150 panfletos de orientação a frequentadores de estabelecimentos noturnos.

Maio Amarelo

O ‘Maio Amarelo’ é um programa que acontece em todo o Paraná e, durante todo o mês de maio serão realizadas diversas ações referentes a trânsito. A maioria é ações educativas para trazer à população a conscientização da importância de se preocupar com o trânsito do local onde se vive.

Para se ter ideia, foram registrados na cidade 24 mortes relacionadas a acidentes de trânsito. O número é maior que o de homicídios, que inclui mortes violentas e lesões corporais graves, que foram 14. No período foram mais de 700 acidentes de trânsito computados.

De acordo com a PM, as duas principais causas de acidentes em 2018 em Campo Mourão foram embriaguez ao volante e falta de atenção, principalmente relacionada ao uso de celular enquanto se dirige. Além disso, a malha urbana em Campo Mourão foi projetada para aproximadamente 20 mil veículos, enquanto a frota registrada atualmente é de 68 mil veículos, isso fora veículos de cidades da região que transitam diariamente na cidade.

Este mês é importante pelas ações de conscientização que são realizadas, ações de fiscalização e pelo debate daquilo que pode ser melhorado além de despertar a consciência no cidadão para que dirija de maneira defensiva, observando ao mundo ao seu redor para promover esta mudança. O trânsito é um organismo vivo que depende de todos os seus participantes, orientou Duarte.

O Maio Amarelo, voltado para a educação e conscientização no trânsito, é realizado pelos órgãos de trânsito do Paraná para conscientizar a população sobre o comportamento correto no trânsito. Após as atividades desta quinta-feira, dia 13 a 17, serão desenvolvidas ações com pedestres na área central da cidade, sempre das 11 às 12 horas. No dia 19 (domingo), a campanha terá o Domingo no Lago, uma ação educativa no Parque do Lago, às 14 horas; dia 22, um passeio ciclístico noturno a partir das 19 horas, com concentração na Praça São José. Já no dia 27, às 11 horas, será realizada uma blitz educativa na cidade. O local ainda será definido. A campanha será encerrada no dia 30 de maio, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com o 1º Fórum Municipal com abordagem ao tema da campanha, Trânsito, o sentido é a vida.

Realizado em 27 países, o Maio Amarelo é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids. Como nestes movimentos, o Maio Amarelo também usa um laço como símbolo, mas amarelo. A cor simboliza a necessidade de atenção ao problema. Vale lembrar que, ao lado de doenças cardiocirculatórias e de câncer, acidentes são uma das principais causas de mortes no Brasil.